A greve dos professores da rede estadual, que se estende até sexta, teve poucos reflexos em Caxias do Sul. Servidores das escolas Irmão José Otão e Ivanyr Euclinia Marchioro paralisaram nesta quarta para protestar contra o novo parcelamento de salários. O movimento é organizado pelo Cpers-Sindicato.
Na escola Irmão José Otão, no bairro Panazzolo, os professores pararam no final da manhã e, acompanhados de alunos, posicionaram-se na rua em frente ao prédio, na Rua Luiz Antunes, com faixas e cartazes de protesto. Entre 11h e meio-dia, o trânsito ficou completamente bloqueado. À tarde, as atividades foram retomadas.
Leia mais
Membros da escola Irmão José Otão, em Caxias, protestam contra parcelamento de salário de professores
Em reunião com Daer, moradores de Forqueta, em Caxias, cobram soluções para o acesso ao bairro
Na Escola Ivanyr Marchioro, no Jardelino Ramos, 12 professores e quatro funcionários aderiram à greve. As aulas foram interrompidas e só devem retornar na próxima segunda-feira. A diretora da instituição, Marli Petrocelli Carvalho, diz apoiar o posicionamento dos grevistas. Segundo ela, além da questão salarial, há também a questão do desamparo dos profissionais diante da falta de respostas do governo do Estado às demandas da escola.
– Há anos, reivindicamos obras para garantir a segurança dos alunos e só recebemos negativas. Então, além do parcelamento salarial, há uma insatisfação por esse abandono. Isso tudo reflete na desmotivação de professores e também afeta os estudantes – afirma.
O professor Pitias Beckestein Paz lamenta os motivos que levaram os educadores a suspender novamente os trabalhos. Para ele, a greve é uma necessidade, considerando a situação imposta pelo governo:
– Até entendo que o (governador José Ivo) Sartori está executando uma administração de tentativas, mas não podemos admitir incoerências. Não dá para aceitar que nossa renda seja comprometida dessa forma. Temos famílias para sustentar – protestou, acrescentando que o parcelamento força muitos educadores a dar aulas particulares para complementar o orçamento.