Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, São Marcos e Antônio Prado não têm presídios e têm como referência as unidades prisionais de Caxias do Sul. Com a Penitenciária Estadual, na localidade do Apanhador, quase no limite da ocupação determinada pela Justiça, esses municípios, assim como Caxias, também não terão para onde levar os detentos. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Com lotação limite em presídios, novos presos podem ficar em delegacias de Caxias do Sul
Justiça interdita presídio de Caxias do Sul e 120 detentos precisarão ser transferidos
No final de abril deste ano, a Justiça determinou que o Presídio Regional, a antiga Penitenciária Industrial, não poderia ter mais do que 200% da capacidade. Até esta terça-feira, a unidade estava com 20 presos acima do permitido pela decisão judicial. Assim, os presos estão sendo levados para o Apanhador.
A mesma decisão da Vara de Execuções Criminais de Caxias determinou o Apanhador só poderia ter 150% da capacidade. Até esta terça, a penitenciária estava a 15 vagas do limite. Conforme a delegada regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Marta Bitencourt, nos últimos dois meses foram feitos mutirões jurídicos para analisar a situação dos detentos e poder liberar mais vagas.