Com a invasão da prefeitura de Farroupilha, na madrugada de terça-feira, bandidos já atacaram cinco caixas eletrônicos na Serra no período de uma semana. No ano, são 23 casos. No caso mais recente, pelo menos sete bandidos armados com fuzis renderam um vigilante, invadiram o prédio e tiveram acesso a dois terminais do Banco do Brasil, danificados com uma marreta e um pé-de-cabra.
Leia mais
Projeto que obriga vigilância armada 24 horas por dia em órgãos bancários em Caxias é aprovado
Câmeras flagram ladrões arrancando caixa eletrônico de posto de combustíveis em Caxias
Deic divulga nome de quatro suspeitos envolvidos em ataques a caixas eletrônicos na Serra
A Polícia Civil não relaciona os crimes por terem sido executados de forma e em locais diferentes: dois usaram maçarico, um foi com explosivos, outro foi em um posto de combustíveis e outro, o mais recente, teve emprego de armas de fogo. Para o delegado Joel Wagner, do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic), as diferentes modalidades de ataques apontam para uma variedade de criminosos. A sequência de ataques é explicada por ser um final de mês, quando há uma maior movimentação de dinheiro.
– Estamos acompanhando e investigando. A maioria é furto. Só este último, que teve um vigilante rendido, trataremos como roubo. Acreditamos serem grupos diferentes. São crimes de oportunidade, mas não uma tendência – resume.
PROCURADOS
No início do mês, o Deic divulgou nomes e fotos de quatro homens – todos com mandado de prisão preventiva em aberto – envolvidos em ataques a caixas eletrônicos na Serra. O delegado Joel Wagner aponta que os procurados circulam na Serra e Região Metropolitana e, alguns, lidam com explosivos.
ATAQUES A CAIXA ELETRÔNICO
Por tipo
Explosivo: 9
Maçarico: 2
Roubo (quando há vítimas rendidas): 3
Posto de combustíveis: 2
Arrombamento (não identificado): 6
Por cidade
Bento Gonçalves: 2
Campestre da Serra: 1
Canela: 1
Caxias do Sul: 13
Farroupilha: 2
Garibaldi: 1
Nova Petrópolis: 1
Nova Prata: 1
Veranópolis: 1