O curso de Direito do campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS) não terá aulas nesta quinta-feira devido à morte do professor Ivan Tomasi, 49 anos. O docente sofreu um infarto no início da noite de segunda-feira, logo após ter praticado atividades físicas, e não resistiu. O luto oficial foi decretado pelo reitor Evaldo Kuiava.
Homem de grande porte e dono de um vozeirão, Ivan causava impacto principalmente nos calouros da UCS. Mas por trás da seriedade e do profissionalismo em sala de aula havia uma pessoa gentil e generosa, segundo amigos e familiares.
Leia mais
Homem é encontrado morto em mato, em Caxias do Sul
Vítima de sequestro leva criminosos para o quartel da Brigada Militar em Caxias
O professor também era um homem movido a paixões. Ao mesmo tempo em que sentia-se completo ao lado da esposa Cláudia Moreira Tomasi, 47, e da filha Luisa, 12, ele dava tudo de si como professor, dedicação exaltada por colegas e alunos. Não é à toa que o Diretório Acadêmico de Direito Percy Vargas de Abreu e Lima postou uma homenagem na página do Facebook, no qual via o professor como "um mestre com um conhecimento fora do padrão, responsável por muitos acadêmicos terem o amor pelo Direito".
A professora Patríca Noll também destaca a postura do colega:
– Se tu chegasse cedo no trabalho, o Ivan já estava lá. Ele era assim. Tinha oportunidades para atuar na parte administrativa do Direito, mas fazia questão de ter horas como professor, pois essa era a sua natureza.
Além de defender a instituição onde trabalhava e lutar pela família, Ivan aproveitava as horas de folga para cuidar das vacas leiteiras que mantinha em conjunto com o sogro, o também professor Carlos Moreira, numa fazenda em São Francisco de Paula, conforme conta o afilhado Onei Medeiros Neto.
Atualmente, Ivan ministrava cinco disciplinas na UCS e era coordenador de pós-graduação pela instituição num convênio com a Escola Superior da Magistratura Federal (Esmafe). A cerimônia de despedida e cremação ocorre às 14h30min desta quarta-feira no Memorial Crematório São José.