Basta uma chuva mais forte para Cristiano Drum, 40 anos, ficar em alerta. Ele é um dos moradores da Rua Vitório Battisti, no bairro Jardim Eldorado, em Caxias do Sul, e precisa correr cada vez que o tempo muda para que sua casa não fique alagada. Nesta segunda-feira, sua residência e de alguns vizinhos alagou em poucos minutos. Ele acredita que o problema é a tubulação de esgoto feita pela prefeitura há muitos anos, que, já desgastada, não consegue conter a água. Os transtornos, segundo ele, ocorrem há mais de 12 anos.
Leia mais:
Carros identificados e taxa de R$ 176: o projeto para o Uber em Caxias
Motorista do Uber é perseguido e atacado por taxistas em Caxias
Falta de regulamentação cria discórdia entre Uber e taxistas
– Só eu tenho mais de três protocolos abertos na prefeitura e nada é resolvido. Pessoal da prefeitura veio aqui no ano passado e disse que não era para eu ter construído minha casa em cima da tubulação, mas como eu ia saber que aconteceria isso? E agora que o problema está aí, é preciso que alguém faça alguma coisa – reclama Drum, natural de Nova Prata e morador de Caxias há mais de 20 anos.
Drum afirma que muitos moradores já tiveram grandes prejuízos com os constantes alagamentos. Ele diz que em outras duas ocasiões precisou, com ajuda de outros vizinhos, retirar uma senhora de 80 anos de dentro de casa:
– Ela estava sozinha e a água estava começando a entrar na casa dela. Chamamos e ela não ouviu. Aí corremos para ajudá-la e evitar que o pior acontecesse.
O secretário municipal de Obras, Leandro Pavan, não foi encontrado pela reportagem.