O artista plástico Anastácio Dietrich Orlikowski – conhecido no meio artístico como o Mestre da Aquarela – morreu aos 92 anos no domingo, em Bento Gonçalves. Ele estava internado no Hospital Tacchini. Natural de Porto Alegre, o artista residia na cidade da Serra Gaúcha desde 1978.
- A cultura perde muito com o falecimento de Orlikowski, um profissional que tinha um conhecimento muito forte e amplo da arte e que contribuiu muito com seus conhecimentos, desenvolvendo trabalhos de valorização da cultura e disseminando a arte entre os bentogonçalvenses - lamenta o presidente do Legislativo de Bento Gonçalves, o vereador Moisés Scussel Neto (PSDB).
Leia mais
Emoções estéticas marcam trajetória de Anastácio Orlikowski
Vítimas de afogamento em São Francisco de Paula terão velório coletivo em Canela
Ele também foi professor de desenho e aquarela na Fundação Casa das Artes. Em entrevista ao Pioneiro, em outubro do ano passado, Orlikowski relembrou sua trajetória:
– Nunca enfrentei barreiras, pois a arte em mim brotou de dentro para fora. Com ela, sempre quis mostrar o quando eu me sentia feliz. A função da arte é a alegria de quem faz e de quem a admira. O que me resta é amor ao próximo. Ou às próximas (risos)... E viver até o fim – disse o artista.
Orlikowski é velado na sala"B" das Capelas São José. A cremação está marcada para as 15h, no Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul.