Ser confundido com o irmão, sempre responder perguntas sobre quem nasceu antes ou até mesmo vestir-se igual são algumas das experiências vividas por gêmeos. E é com o objetivo de promover a troca de vivências que um grupo de mães resolveu promover o I Encontro de Gêmeos de Caxias do Sul, que será realizado neste domingo, na UCS.
A idealizadora da atividade, a recepcionista Silvani Stumpf, 27 anos, conta que a ideia iniciou-se a partir de um grupo de 73 mães pelo aplicativo Whatsapp, criado por ela. Depois de muitas conversas, as mulheres resolveram deixar o bate-papo somente no mundo virtual e se encontrar pessoalmente para contar e saber um pouco mais da rotina dos filhos.
Silvani é mãe das gêmeas Juliana e a Júlia, de um ano e sete meses. Além da dupla, a recepcionista também tem um menino, o Rafael, de 11 anos. Ela conta que foi pega de surpresa quando foi avisada pelos médicos de que seria mãe de duas meninas, e não apenas de uma como imaginava inicialmente.
- Foi um susto, mas hoje estamos super feliz. A Juliana e a Júlia não são univitelinas (não são idênticas) e até a personalidade delas também é bastante diferente – comenta Silvani, que só soube depois do nascimento das meninas que as bisavós dela também tiveram gêmeos e coube a ela carregar a tradição da família.
Quem também deve participar do encontro deste domingo é a auxiliar administrativo Marcela Brando de Azevedo, 29 anos, mãe dos gêmeos Artur e Gabriel, também de um ano e sete meses. Ela e Silvani se conheciam antes de participarem do grupo de mães pelo celular, mas a amizade se fortaleceu mesmo depois do nascimento dos filhos e pela troca de experiências:
- As nossas crianças nasceram com menos de uma semana de diferença. Hoje, a gente já frequenta a casa uma da outra por causa dos bebês_ conta Marcela.
O encontro deste domingo deve reunir cerca de 30 mães de Caxias e região. A atividade será às 15h, próximo ao estacionamento da UCS TV, na Universidade de Caxias do Sul. Em caso de chuva, as mães se reunirão no Centro de Convivências. Outras pessoas interessadas em saber um pouquinho mais da rotina dos gêmeos também estão convidadas a participar.