Se forem confirmadas as previsões de sol, temperatura e condições do mar, a temporada 2016/2017 tem boas chances de ser muito proveitosa para quem vai passar uns dias no Litoral do RS. O que tem se visto nos últimos dias em Caxias do Sul, calor escaldante em algumas horas e chuvas rápidas, deve se repetir no início do ano na praia. De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Somar Meteorologia, com o fenômeno La Niña (esfriamento das águas do Pacífico), as frentes frias ficam inibidas. Isso quer dizer que as chuvas ocorrem, mas não vão reduzir significativamente a temperatura.
Leia mais
Rodoviária de Caxias coloca ônibus extras para o litoral do RS
Saiba quando vale a pena antecipar o pagamento do IPVA e do IPTU
No Litoral Norte, os praianos devem enfrentar chuva forte nesta sexta-feira e sábado, mas segundo Maria Clara, depois do aguaceiro virão dias mais secos. No final de semana, conforme a Somar, os termômetros podem superar os 30°C em Capão da Canoa e Tramandaí.
– Depois dessas chuvas, o tempo deverá ficar mais firme. A maior probabilidade é de que, como temos La Niña de intensidade fraca, o verão seja um pouco mais seco e quente – avisa a meteorologista.
O período mais seco no Litoral Norte, de acordo com Juliana Resende, também meteorologista da Somar, começa a partir da segunda quinzena de janeiro e segue até os primeiros dias de fevereiro. No início do ano, as chuvas serão mais intensas nas praias.
– Até a metade de janeiro, quem for para a praia terá que conviver mais com a chuva, mas ela não será constante, não vai durar o dia inteiro. O calor bem intenso não vai tirar as pessoas da orla – acredita Juliana.
A perspectiva também é favorável para as condições do mar. Com menos chuva, espera-se que as águas fiquem menos sujas e revoltas. Também espera-se mar um pouco mais quentes do que o normal.
– A tendência de mais calor e menos precipitações, aliada ao aquecimento que temos visto no Atlântico Sul, deve deixar o mar mais quente e limpo. Pode haver alterações, já que há outros fatores envolvidos, mas é uma tendência – sustenta o geógrafo e integrante do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (Ceco) da UFRGS, Nelson Gruber.
Na Serra, muito calor
Os meses de janeiro e fevereiro também serão bons – e proveitosos! – para quem ficar nas cidades da Serra. O calor dos últimos dias deve permanecer pelo menos até a primeira quinzena de janeiro em Caxias e região. A partir do dia 15, de acordo com a meteorologista Juliana Resende, as temperaturas caem um pouco.
– Mas não será nada atípico. O calor não será mais tão forte, mas os dias serão quentes. Os termômetros voltam a subir bastante em fevereiro novamente, mais para o final do mês – explica Juliana.