Uma bola de neve impulsionada pelo insuficiente quadro de profissionais e pelo aumento da procura pelo Sistema Único de Saúde tem agravado a situação do Pronto-Atendimento 24 Horas de Caxias do Sul. Embora a Secretaria Municipal de Saúde afirme que os atendimentos no postão aumentaram pouco nos últimos anos (de 2012 para cá, a média é de 7% a mais), as reclamações sobre filas e demora no atendimento se multiplicam.
Leia mais
Polêmica da ciclovia no bairro Forqueta, em Caxias, ainda está longe de ter fim
Mãe e filho perdem tudo em incêndio em Caxias do Sul
Esse fenômeno pode ser reflexo da sobrecarga nas unidades básicas de saúde (UBSs): de acordo com a secretaria, os postinhos estão sufocados por uma procura 30% maior de consultas especializadas desde o início de 2016. Essa demanda acaba refletida no pronto-atendimento, onde há estresse de ambos os lados: enquanto pacientes reclamam da demora, quem atende os doentes aponta o sufoco para dar conta e a pressão vinda da sala de espera. Para piorar, não há previsão de abertura da Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) Zona Norte, o que desafogaria a unidade central.
O Pioneiro acompanhou, nos dias 7, 8 e 12 de dezembro, a rotina da unidade. Clique na imagem abaixo e leia a reportagem completa.