A programação do Dia Nacional da Umbanda, em Caxias do Sul, foi encerrada com a lavagem simbólica das escadas da Catedral Diocesana. No fim da tarde desta terça-feira, dezenas de umbandistas usaram água perfumada de jasmim e alfazema para banhar a estrutura religiosa, como forma de agradecimento ao acolhimento e em homenagem aos seus ancestrais.
Leia mais
Caxias aguarda posição da Uber para encaminhar projeto de regulamentação
Umbandistas se reúnem para celebrar em Caxias do Sul
Incerteza marca rotina das famílias afetadas pela desocupação no Vila Amélia II, em Caxias do Sul
Durante o dia, o grupo se reuniu no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, onde ocorreram atividades como concurso, shows e exposição de artigos religiosos. No final da lavagem das escadas, os umbandistas formaram uma roda de batuque e entoaram canções próprias da religião.
– Somente mostrando o lado cultural da nossa religião é que poderemos acabar com a intolerância – disse o pai de santo Ademir Antônio dos Santos Neves, que comandou a atividade.
A técnica de enfermagem Dorilde Zoraski, 50 anos, assistiu a lavagem das escadas acompanhada da filha, Camila Zoraski, 21:
- Eu vim por curiosidade e para conhecimento também. Eu gosto de ver coisas diferentes na cidade e quando posso eu tento participar - afirmou.