Secretários de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Maranhão participam de um encontro nacional que ocorre pela primeira vez em Gramado. O evento, que inicia nesta quinta-feira e segue até o começo da tarde de sexta-feira, terá a presença do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e do secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli. Paralelo à 63ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), também ocorre a 6ª edição do Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública.
Leia mais:
Vítima do 102º assassinato em Caxias do Sul poderia ter seguido carreira na música
Saiba quem são as vítimas de assassinatos em Caxias do Sul
Réu é condenado a nove anos por tentativa de homicídio em sinaleira de Caxias
Identificado homem morto após invadir residência em Caxias do Sul
A ideia geral do evento é debater a segurança no Brasil, o papel da sociedade no combate à criminalidade, a flexibilização das leis penais e o financiamento do setor, além de discutir a integração dos estados e municípios. Também serão apresentados os sistemas de videomonitoramento e as possibilidade de implantação dos Centros Integrados de Comando e Controle Estaduais.
Durante a reunião, os secretários pretendem realizar um diagnóstico sobre a atuação do colegiado ao longo do último ano e definir o planejamento de ações para 2017. Esta é a terceira reunião ordinária do ano: as outras foram realizadas em Florianópolis e Brasília.
A solenidade de abertura ocorre às 9h, na Sala Araucária do Hotel Master Premium. O primeiro painel inicia às 10h30min, com a temática Inovação Tecnológica para a Eficiência da Gestão da Segurança Pública, onde o secretário de Segurança Pública Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pretende contar sobre a sua experiência com o Cento Integrado, composto por guarda municipal, bombeiros e polícias militar e civil. Beltrame foi um dos idealizadores do projeto Unidade de Polícia Pacificadora, as UPPs, implantadas no Rio de Janeiro desde 2008. Na sexta-feira, ocorre o painel Sistema Integrado de Videomonitoramento, às 9h30min, e o debate Implantação e Integração com os Municípios, a partir das 10h30min.
O encontro é destinado apenas para membros de instituições ligadas à segurança pública.
Tecnologia na Segurança
Uma das novidades do evento é o sistema LTE (4G), que será apresentado pela Motorola Solutions. A apresentação do projeto destaca a capacidade multimídia e de integração com redes de radiocomunicação. A palestra explicará como a tecnologia foi utilizada durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com mais seis mil horas de comunicação de dados e mais de um milhão de chamados de voz.
– Integração é a palavra de ordem para garantir comunicação de missão crítica. Aplicar soluções que permitam diferentes agências se comunicarem entre si é de grande importância para atender a população prontamente – comenta Rodrigo Franciscani, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Motorola Solutions.
Além do Rio de Janeiro, a Motorola Solutions cedeu 200 rádios, mais um sítio de repetição ligado à infraestrutura do Exército, para uso da Brigada Militar.
Durante o evento, também será demonstrada a integração de sistemas LTE (4G) e radiocomunicação, com apresentação do LEX L10, dispositivo de mão similar à um smartphone que permite as mais variadas ações multimídia.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira
9h - Abertura do Fórum de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer e do secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, entre outras autoridades.
10h30min - José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro debate o uso da tecnologia na eficiência da gestão da segurança pública. Participam os secretários de segurança do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, e de Santa Catarina, César Grubba.
14h - Abertura da 63ª reunião do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (CONSESP) com a participação do presidente da instituição, Jefferson Miler Portela e Silva, do secretário de Segurança Pública do RS, do secretário nacional de Segurança Pública e do ministro da Justiça e Cidadania.
16h15min - Planejamento do CONSESP 2017
Sexta-feira
9h30min - Conversa sobre o Sistema Integrado de Videomonitoramento com a participação do secretário de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Alberto Liebling Kopittke, do diretor da empresa de tecnologia Teltex, Valmor Fernandes e do tenente-coronel Luciano Walfredo Pinho, assessor da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.
10h30min - Painel sobre a implantação e a integração dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) Estaduais com os municípios. Participam deste encontro o diretor do departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Alexandre Augusto Aragon, o subsecretário do Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Edval Novaes, o prefeito de Tapera, Ireneu Orth, e Leandro Longhi da Squadra Consultoria.