O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) enviou nesta quinta-feira (27) um chamamento a empresas especializadas em contenção de encostas para obra emergencial, com dispensa de licitação, no trecho da BR-116 entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, bloqueado desde a segunda-feira da última semana (17). O asfalto está cedendo no local, no km 178. As informações são da rádio Gaúcha Serra.
Leia mais:
Comunidade organiza abaixo-assinado pela recuperação da BR-116, na Serra
Superintendente do DNIT anuncia aprovação do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-116, em Caxias
Uber deve anunciar nesta quinta quando começará a operar em Caxias
Conforme o superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, o prazo para as respostas das empresas é a próxima segunda-feira, dia 31. A partir daí, se houver respostas, sendo selecionada uma empresa, a previsão é a publicação do contrato em diário oficial até a sexta-feira dia 03 de novembro.
O prazo previsto para a obra é de seis meses, com valor orçado em R$ 15 milhões. O valor tem pouca variação em relação aos R$ 14 milhões estimados para um reforço que já estava programado para o local antes de o asfalto ceder.
No trecho será construída uma cortina, isto é, um novo reforço na encosta com muro. Conforme o superintendente, essa solução é definitiva para o segmento.
A possibilidade de liberação primeiramente para veículos leves será avaliada no decorrer da obra, mas ainda não é possível estimar a partir de quando. O superintendente descarta a abertura de um desvio no trecho durante o andamento dos trabalhos.