As fortes chuvas que atingiram o Estado ainda causam problemas aos moradores de Nova Petrópolis. Nesta quinta-feira, o município está com abastecimento de água interrompido em função do conserto de uma tubulação que rompeu devido a uma queda de árvore na localidade de São Jacó. Equipes da prefeitura e da Corsan trabalham no reparo. A previsão é que a normalização no abastecimento ocorra até a noite desta quinta-feira. Por isso, a recomendação é que os moradores economizem água que tiverem nos reservatórios próprios. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Trégua da chuva não garante a liberação da BR-116 na Serra, diz DNIT
Chuva acumulada em Nova Petrópolis alcança 325,8mm
BR-116 e duas rodovias estaduais estão bloqueadas na Serra por causa da chuva
Chuva leva as flores e deixa prejuízo de R$ 500 mil para família da Serra
Parte de residência desaba na Avenida Pinheiros, em Caxias do Sul
Nova Petrópolis deve decretar estado de emergência
Gramado decreta situação de emergência
Desde segunda-feira, o município enfrenta dificuldades no abastecimento de água. A captação na barragem Santa Isabel foi comprometida num primeiro momento. O conserto fez com que o abastecimento fosse retomado para 70% da população na terça-feira. Mas o rompimento da tubulação voltou a causar problemas na quarta-feira.
O município reúne documentação para embasar o decreto de situação de emergência. Conforme o secretário adjunto de Administração, Gerson Gebhardt, equipes da prefeitura e de órgãos locais trabalham na avaliação dos estragos. Estradas tiveram passagem interrompida, cabeceiras de pontes foram destruídas, houve alagamentos e 29 pessoas tiveram de sair de casa porque estavam em situação de risco. Por causa da falta de água, atendimentos na Apae e em sete escolas foram suspensos, o que atingiu cerca de dois mil alunos. As aulas foram retomadas nesta quinta-feira.
O decreto de situação de emergência deve ser assinado na sexta-feira, quando o prefeito Lelo Hanh retorna de viagem a Brasília.