Desde quinta-feira, Farroupilha conta com um serviço público de atendimento aos animais. O posto de atendimento animal funciona no bairro Cinquentenário, na estrutura de uma antiga unidade básica de saúde (UBS). Neste primeiro momento são cadastrados cães e gatos para castração e microchipagem, mas a ideia é posteriormente oferecer também atendimento ambulatorial de baixa complexidade.
Leia mais:
Estudantes de Caxias do Sul avaliam a reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal
Contrato entre prefeitura de Caxias do Sul e Soama é renovado por mais seis meses
Veterinária da prefeitura de Caxias acompanha serviço da Soama há duas semanas
Direção da Soama pede para sair e município assumirá cuidado de animais em Caxias
Atualmente, a prefeitura de Farroupilha faz 40 castrações mensais e apenas para fêmeas de cães e gatos. A meta inicial é de, em dois meses, chegar a 300 por mês, incluindo machos, projeta a diretora do Departamento de Defesa Animal, Chaiene Bordignon.
– Começamos ontem (quinta-feira) a fazer os agendamentos e, se tudo correr bem, a partir do dia 7 começam as cirurgias – projeta Chaiene.
O objetivo é atender a cães e gatos de pessoas de baixa renda, de instituições de proteção, de rua e também animais comunitários. Por enquanto, cada um está sendo cadastrado para as cirurgias de castração e também para a microchipagem.
A estrutura atual conta com um veterinário, um auxiliar técnico em veterinária e também terá o trabalho de estagiários. O plano é adaptar o quadro à demanda – não há estimativa de quantos animais de rua ou com protetores individuais vivam em Farroupilha.
O espaço conta com 11 salas, incluindo recepção, bloco cirúrgico, sala de preparo do paciente, sala de esterilização de equipamentos, salas de recuperação dos cães e dos gatos, consultório, sala de isolamento, sala de apoio para animal que chega sem condições de ser atendido de imediato (sujo, com pulgas...) e sala administrativa, além de banheiros.
A estrutura é vinculada às secretarias de Saúde e de Meio Ambiente.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 13h às 16h. A unidade fica na Rua Arno Domingos Busetti, 60, bairro Cinquentenário. Para agendar castração e microchipagem é preciso levar documento de identificação e comprovante de renda (indispensável). Consultas e demais atendimentos funcionarão posteriormente.
Cães e gatos
Farroupilha cadastra cães e gatos para castração em posto público
Serviço foi inaugurado na quarta-feira e pretende fazer 300 cirurgias por mês
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project