Envolvido no confronto entre a Brigada Militar (BM) e um assaltante de bancos em Guaporé na madrugada desta terça-feira, o Hyundai i30, com placas de Viamão, foi abordado próximo a Dois Lajeados na manhã seguinte. Duas mulheres, uma adolescente e uma criança de colo tripulavam o veículo. Elas foram conduzidos para a Delegacia de Nova Prata, onde é lavrado o flagrante.
Leia mais
BM evita assalto a banco na Serra e prende integrante da quadrilha do Seco
Três são presos após roubar carro e entrar em confronto com a BM em Caxias
Idosa de 61 anos é vítima de bala perdida em Caxias do Sul
– Uma das mulheres é a companheira do preso (Borchartt). A adolescente é filha da outra mulher. A criança de colo ainda não foi identificada. Ela e a adolescente estão aos cuidados do Conselho Tutelar. As mulheres foram autuadas por associação criminosa – afirma o delegado André de Matos Mendes.
Preso em uma estrada vicinal entre Guaporé e Vista Alegre do Prata, Marco Antônio Martins Borchartt, 40 anos, foi autuado por tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e de artefato explosivo. Sua extensa ficha criminal já possui antecedentes por roubos a banco, carro-forte e pedágio, porte ilegal de arma de fogo e apreensão por artefato explosivo. Seu primeiro registro criminal remete a 1995 – data limite do sistema digital de consultas da BM – por disparo de arma de fogo.
Após a lavratura do flagrante, o inquérito policial será remetido ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Porto Alegre. Os explosivos, encontrados na caminhonete Amarok que Borchartt tripulava, foram recolhidos pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da BM.O relatório sobre o material deve ser remetido a Policia Civil nos próximos dias.
Até o início da noite desta terça-feira, a BM de Caxias do Sul e Bento Gonçalves mantinha o cerco policial em busca do comparsa de Borchatt que estava na Amarok e fugiu para a mata.