Cento a quarenta casinhas de brinquedo, desenvolvidas por arquitetos e marceneiros e com cunho pedagógico para atender a quase 3 mil crianças da região. Esse é o resumo do Casa de Boneca, projeto gestado em uma capacitação do Sebrae no mês de abril e que resultou na fabricação das casinhas que serão doadas a 140 instituições de caridade. Antes disso, na primeira quinzena de outubro, elas estarão expostas nos shoppings San Pelegrino, em Caxias do Sul, e L'América, de Bento Gonçalves.
Idealizada pelo Gestor de Projetos do setor de Madeira e Móveis do Sebrae na Serra, Éder Pereira, a ação tem como mote difundir a cultura do bem social através da parcerias entre marceneiros e moveleiros atendidos pelo Sebrae e arquitetos convidados, gerando frutos para a sociedade. No caso, estes frutos serão a doação das casinhas para instituições que trabalhem com crianças, como creches, escolas infantis e entidades assistenciais, como a Mão Amiga, de Caxias.
Elaboradas com o intuito de ensinar, mais do que divertir, as casinhas contam com uma cartilha de brincadeiras desenvolvida pela Secretaria de Educação de Bento, além de um kit de ambientação, com móveis recortáveis para decorá-las. E como não poderia deixar de ser, cada unidade leva o toque particular do arquiteto que a desenvolveu, como se tivesse voltado a ser criança.
– A ideia partiu da necessidade que o Sebrae nos coloca de pensar "fora da caixa" e oferecer uma entrega diferente. Dentro disso, pensamos que as empresas podem ter um ganho de marca muito grande com o serviço social, além de ter uma integração muito positiva entre os funcionários, que eu tenho visto que trabalham com muito esmero no projeto. E todos os arquitetos que convidamos se envolveram de uma forma muito legal, muitos inclusive me disseram que fizeram as casinhas que queriam ter quando eram crianças – vibra Eder Pereira.
A iniciativa reúne 48 arquitetos e 90 empresas executoras. Além da parte educativa e recreativa, a expectativa é de que a interação entre marceneiros, moveleiros, arquitetos e demais entidades _ como a Associação Sala de Arquitetos, o Senai Cetemo (Centro Tecnológico do Mobiliário) e o SindMóveis, de Bento Gonçalves – gerem oportunidades de negócios aos envolvidos.
Mais informações
_ A exposição das casas de bonecas ocorre do dia 1º até o dia 7 de outubro no Shopping L'América, e do dia 30 até 12 de outubro no Shopping San Pelegrino.
_ O Casa de Boneca beneficiará crianças de 42 escolas municipais de Bento Gonçalves, 60 escolinhas e creches indicadas pelo Projeto Mão Amiga, em Caxias do Sul, e mais 38 entidades diversas da região.
_ Treze cidades da Serra serão beneficiadas com as doações: Bento Gonçalves, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Ipê, Nova Araçá, Serafina Corrêa, São Marcos e Veranópolis.
_ Interessados em auxiliar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail ederp@sebrae-rs.com.br. De acordo com Eder Pereira, ainda são necessárias 22 chapas para concluir as casinhas feitas pelo Senai Cetemo