Desde o dia 27 de julho, reclamações não estão sendo registradas no Procon de Caxias do Sul, que fica na Rua Visconde de Pelotas, 449, no Centro. A informação repassada pela assessoria de imprensa do órgão é de que o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que funciona via internet, estaria fora do ar em função de problemas em cabos de fibra ótica. A empresa responsável teria dado um prazo de cinco dias para resolver, mas não cumpriu.
Leia mais
Sinaleiras em trevo de Farroupilha entram em operação
Rótula de acesso ao bairro Santa Fé pode sair do papel em setembro em Caxias
Com isso, não é possível registrar reclamações, nem ter informações sobre as ocorrências computadas anteriormente. Como não há um novo prazo para regularização do sistema, a orientação do Procon é de que o consumidor entre em contato pelo telefone 151 para receber instruções.
O policial rodoviário aposentado Sidnei José Finn, 50 anos, está há três semanas buscando atendimento no órgão. Ele chegou a registrar a reclamação contra um banco no Procon ainda em julho, mas não pode dar andamento no processo porque não sabe se a empresa foi notificada ou respondeu à sua solicitação. Com isso, diz que está sendo prejudicado porque não renovou o seguro do carro e da casa.
– Estou reclamando valores de uma cobrança. Não quero renovar ou buscar outro serviço enquanto não resolver essa pendência. Posso perder mais dinheiro e meu tempo. É um desrespeito ficar tanto tempo sem atendimento. O consumir é lesado e não pode contar com a ajuda de ninguém – reclama.