A partir desta terça-feira, a rótula da RSC-453 com a Rodovia dos Romeiros, em Farroupilha, volta a contar com uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio.
O trabalho para o transporte da imagem, da esplanada do santuário até a rotatória, começou por volta das 8h30min. A santa, que pesa 27 toneladas, foi içada por volta das 10h30min e colocada em um guindaste modelo QY 130K, conhecido como "caminhão-lagartixa". A Joaneta, que tem 2,5 toneladas, seguiu em outro caminhão.
Leia mais
Romaria de Caravaggio é registrada como patrimônio imaterial de Caxias
Imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, é atacada
Polícia Civil tenta identificar homens que atacaram imagem de Caravaggio
O trajeto entre o Santuário de Caravaggio e a rótula é de aproximadamente 10 quilômetros. Medidas de segurança foram tomadas, especialmente com a fiação elétrica e telefônica. Equipes da RGE fizeram a medição da santa e vão acompanhar o deslocamento. A rede elétrica será desligada para a passagem do guindaste e a estimativa é de que apenas 55 clientes sejam prejudicados. As interrupções devem durar poucos minutos.
As aposentadas Arzelides Zucco, 78 anos, e Lorena Maria Verona, 77, moram nas proximidades e acompanharam o início da remoção da imagem. Para elas o sentimento é de nostalgia, já que se acostumaram com a estátua na esplanada do santuário.
– Gostava de ver ela da janela. A gente sente uma tristeza por ela estar indo, era uma companhia – diz lorena.
A previsão é de que o serviço esteja concluído até o final da manhã.
Fé
Nova imagem de Caravaggio vai para a rótula da RSC-453 nesta terça, em Farroupilha
A santa pesa 27 toneladas e será abrigada em uma nova estrutura na rotatória
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project