Esta terça-feira marca o retorno de 36 mil alunos nas 86 escolas municipais de Ensino Fundamental de Caxias do Sul. Eles voltam às aulas após 15 dias de férias. A retomada das atividades marca o início do segundo semestre letivo, que se estende até dezembro. O recesso não contemplou as 4 mil crianças matriculadas nas 42 escolas de Educação Infantil do município.
Na segunda-feira, estudantes de escolas estaduais que não participaram da paralisação do magistério e de colégios particulares de Caxias voltaram às salas de aula. Na rede estadual, a 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE) estimou a retomada das atividades por 26 mil estudantes em 53 estabelecimentos.
No Colégio Estadual Henrique Emilio Meyer, no bairro Exposição, os cerca de 1,2 mil alunos dos turnos da manhã, tarde e noite voltaram às aulas. A escola, apesar de ter sido ocupada durante duas semanas por alunos, não precisou cancelar o recesso, iniciado no último dia 16 de julho.
Na rede privada, cerca de 20 mil estudantes também reiniciam as atividades na segunda-feira em 18 colégios, de acordo com o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe-RS).