Os homens mortos em confronto com a Brigada Militar (BM) na ERS-122, na manhã desta quarta-feira, são apontados como especialistas em roubos de carga. Elói Luís De Oliveira, 50 anos, seria o líder deste grupo criminoso e era investigado por 15 crimes deste tipo. Ele estava em liberdade provisória desde 18 de julho.
Leia mais
Três criminosos morrem em confronto com a BM na ERS-122, em Caxias
Dupla armada assalta pizzaria no bairro Pio X, em Caxias do Sul
BM prende quadrilha de roubos de veículos em Garibaldi e Farroupilha
Os outros dois criminosos foram identificados como Ênio De Oliveira, 45, que é irmão de Elói, e Josias da Silva, 29. Ambos possuem vasta ficha criminal e estavam em liberdade provisória (confira abaixo). Eles tripulavam um Corolla preto que carregava centenas de carteiras de cigarros no banco de trás e porta-malas.
A carga foi roubada por volta das 9h15min na RSC-453 (Rota do Sol), no bairro Jardim das Hortências. O veículo utilizado pelos ladrões, que estava com uma placa clonada, foi abordado pela BM no viaduto da RS-122, em direção a Flores da Cunha. Houve resistência, perseguição e troca de tiros, até que o motorista do Corolla perdeu o controle e parou no acostamento.
Dois bandidos ainda tentaram fugir e o confronto prosseguiu. Elói caiu sobre a rodovia, cerca de 100 metros longe do Corolla. Josias fugiu na direção oposta e acabou morrendo em uma mata próxima. Ênio foi encontrado baleado dentro do carro. Ele foi socorrido, porém chegou sem vida ao hospital.
– Há bastante tempo atuamos no combate a roubos de cargas de cigarro, que tem uma incidência muito grande, e há uma parceria com estas empresas. Hoje recebemos esta informação (do roubo) e realizamos buscas para tentar prender destes suspeitos. Só que houve confronto e a morte destes três envolvidos efetivamente no crime – resume o capitão Flori Chesani Junior.
Foram apreendidos dois revólveres, calibre .38 e outro .357, e uma pistola 9mm. Uma quarta arma, em posse de Josias, ainda precisava ser identificada. Também foi encontrado um equipamento utilizado para bloquear sinal de GPS.
Elói Luís De Oliveira, 50 anos
= Estava em liberdade provisória desde 18 de julho
= Possui indiciamentos por roubo de carga, por receptação e posse irregular de arma de fogo. Ainda é suspeito em outros 15 casos de roubos de carga.
Ênio De Oliveira, 45 anos
= Cumpria pena em prisão domiciliar
= Possui indiciamentos por homicídio, tráfico de entorpecentes e posse irregular de arma de fogo, além de ser suspeitos em diversos roubos de carga.
Josias da Silva, 29 anos
= Estava em liberdade provisória desde 17 de setembro do ano passado
= Possui indiciamentos por dois roubos de carga, posse de arma de fogo e receptação, além de outras passagens policiais por homicídio e roubo de carga