O anúncio feito pelo Ministério da Saúde de que cerca de 1,5 mil profissionais cubanos e brasileiros formados no Exterior devem chegar ao país até agosto para ocupar vagas do programa Mais Médicos pode impactar na Serra. A previsão do governo é de que a primeira leva de profissionais, em torno de 305, comece a chegar a 226 municípios brasileiros e um distrito indígena no dia 8 do mês que vem.
Leia mais
Barreira policial em Canela resulta em duas prisões por tráfico de drogas
Bengala eletrônica para cegos é testada em Caxias do Sul
De acordo com Solange Sonda, titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ªCRS), ainda não há confirmação se e quais municípios da Serra poderão receber reforço de profissionais. Ela afirma que algumas cidades, dentre as 49 de abrangência da 5ªCRS e que não ainda não têm médicos do programa, já sinalizaram desejo de entrarem na lista das contempladas.
– Existem municípios que não têm profissionais do Mais Médicos e que solicitaram ao governo, e aqueles que tinham, mas não têm mais porque os profissionais deixaram o cargo por algum motivo. Ainda não sabemos para onde esses novos médicos irão. Tomara que alguns venham para cá, já que na saúde sempre há demanda – constata Solange.
Mais médicos poderiam ajudar a minimizar uma carência histórica na saúde pública de Caxias, que sofre com falta de pessoal há anos. Porém, segundo a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, a prefeitura teve negado pelo governo federal o pedido de mais profissionais. Atualmente, a cidade tem 12 médicos, distribuídos nas unidades básicas do São Vicente, Vila Cristina, Vila Oliva, Esplanada (dois), Centenário, Mariani, Diamantino, Campos da Serra (dois), Salgado Filho e Belo Horizonte. O salário, de aproximadamente R$ 10 mil, é pago pelo Ministério da Saúde; o auxílio alimentação e moradia, de R$ 1,9 mil, pelo município.
– Eles trabalham com a atenção básica e, com esse número, estamos abastecidos. Claro que mais profissionais na área da saúde são sempre bem vindos, há serviço para mais. Acredito que esses novos médicos irão para áreas mais vulneráveis – acredita a secretária.
Vagas em aberto na Serra
O Ministério da Saúde também anunciou a publicação de um novo edital para a seleção de médicos para reposição de vagas desocupadas desde o último processo de seleção, em abril. Ao todo, são 502 vagas em 393 municípios em todo o país.
Cidades da Serra como São Marcos e Flores da Cunha têm profissionais do Mais Médicos, mas também estão com vagas abertas: em Flores, há um médico e uma vaga aberta; em São Marcos, uma está preenchida e outra vaga desde novembro de 2015.Em Farroupilha, há dois profissionais do Mais Médicos; em Bento, um. Nesses dois municípios não há previsão de novos profissionais.