As precariedades das estradas foram o tema central da série de reportagens Serra Imobilizada, da RBS TV Caxias do Sul, vencedora do Grande Prêmio SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado) de Jornalismo. A solenidade da 29ª edição do prêmio ocorreu na quinta-feira no encerramento da 18ª Transposul, na Fiergs, em Porto Alegre. Outros dois trabalhos do Grupo RBS também foram reconhecidos dentre 31 inscritos.
A série Serra Imobilizada, do jornalista Jean Prado, trouxe para pauta os principais problemas logísticos da Serra gaúcha. As reportagens veiculadas de junho a dezembro do ano passado foram construídas em parceria com os repórteres Cristiane Barcelos, do Jornal Pioneiro, e André Fiedler, da Rádio Gaúcha Serra.
– O foco foi destacar os problemas na estradas, as dificuldades para escoamento da produção, os acessos em direção à Capital, as carências no setor viário, desde o aeroporto regional existente e a proposta de construção de um novo aeroporto de passageiros e cargas – ressalta Jean.
Os demais vencedores da RBS foram Jean Pimentel (Diário de Santa Maria), com a série de imagens Vida de Borracheiro, na categoria fotografia; Cid Martins (Rádio Gaúcha), com a matéria Ofensiva policial contra o roubo de caminhões e cargas no RS, na categoria rádio; e Caminhos da Soja, na categoria TV.
Desde 1988, o Prêmio Setcergs de Jornalismo tem o objetivo de homenagear trabalhos jornalísticos que abordem assuntos relacionados ao transporte rodoviário de cargas. Podem concorrer matérias publicadas ou veiculadas em qualquer órgão de imprensa do país, incluindo jornais, revistas, rádio e televisão, desde que tenham sido elaborados por sucursais ou correspondentes sediados no Rio Grande do Sul.