De janeiro a junho, 1.660 motoristas foram multados por utilizar o celular enquanto dirigiam nas ruas de Caxias do Sul. Isso representa uma média é de 9,2 flagrantes por dia. O horário com maior número de autuações é entre 14h e 16h, com 492 infrações. Com 370 motoristas autuados, abril foi o mês com mais registros no ano. E a área central da cidade é onde mais ocorrem flagrantes. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Casa é destruída em incêndio no bairro Marechal Floriano, em Caxias
População dá ideias para tornar a Júlio de Castilhos agradável e segura
Semana Farroupilha de Caxias pode não ocorrer por falta de verba
Regime semiaberto de Caxias do Sul coleciona fugas, reincidência e crimes
O diretor geral da Secretaria de Trânsito, Carlos Roberto Noll, explica que a explicação está concentração de fiscalização nesta região. Ele destaca que existe uma preocupação em torno dessa situação.
– Normalmente, a pessoa no telefone celular tem um grau de distração muito grande – comenta.
É isso que destaca também a Campanha DesConecta Trânsito ON Celular OFF, lançada na última sexta-feira pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um dos apontamentos é que dos 48 mil acidentes em rodovias federais no primeiro semestre, 40% foram por falta de atenção. Na BR-116, em Caxias do Sul, foram 232 motoristas flagrados falando ao celular enquanto dirigiam nos últimos 12 meses. São 56 quilômetros fiscalizados pela PRF.
Quem utiliza o celular enquanto dirige comete infração média e pode ser multado em R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira de motorista. Mas a lei vai endurecer a partir de novembro, quando a infração passará a ser considerada gravíssima. A multa será de R$ 293,47 e resultará em sete pontos na carteira.