Temas como dicotomia de classes, julgamentos pela aparência, subserviência, desprezo e opressão costumam atravessar os séculos mantendo-se sempre atuais. Que o diga o escritor russo Nikolai Gogol (1809 -1852), autor do célebre conto O Capote (1842).
Leia mais
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
A obra é a inspiração para a nova peça do grupo de teatro A Gangorra. Com texto dramático adaptado por Tiago André Vargas, a montagem homônima estreia neste fim de semana, no Teatro Pedro Parenti. Vencedor do Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral 2014, da Unidade de Teatro da Secretaria Municipal da Cultura, o espetáculo teve seu processo de construção iniciado ainda em 2013. Segundo o diretor Miguel Beltrami, a trupe logo se identificou com a ideologia do texto.
– O grupo tem uma característica importante, que é promover a arte questionadora, sensível e humana, deixando transcender o entretenimento – revela.
O enredo poético viaja até a Rússia dos anos 1840, terra do personagem Akáki Akákievitch, interpretado por Mauro Copetti. Trata-se de um funcionário público que sofre humilhações dos colegas por vestir-se sempre com um velho casaco, remendado à exaustão. Rejeitado pelos colegas, decide mergulhar numa rotina de sacrifícios e economia para adquirir uma nova peça.
– Quando ele compra o casaco novo, os colegas acabam convidando-o para uma festa em sua homenagem. Muitas vezes, valemos mais por aquilo que temos do que pelo que somos – avalia Beltrami.
Apesar do ambiente animado, o personagem não consegue firmar uma boa relação com os demais – se para muitos, o fato de ter adquirido uma nova peça de roupa não significa nada, para o protagonista transforma-se em um grande acontecimento, com consequências nada animadoras.
Com duas horas de duração e intervalo de 10 minutos, a montagem busca ser dinâmica, utilizando recursos como trocas de cenário, iluminação e figurino. Além disso, alguns atores interpretam mais de um personagem: o elenco é completado por Alexsander Carniel, Charlene Uez, Guilherme Nogueira, Rodrigo Busnello e Vanessa Andreolla. A trilha sonora do espetáculo foi composta exclusivamente pelo acordeonista Daian Gobbi.
PROGRAME-SE
:: O que: estreia da peça O Capote, do Grupo de Teatro A Gangorraz
:: Quando: neste sábado, às 20h, e domingo, às 19h
:: Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333)
:: Quanto: R$ 20 e R$ 10 (estudantes, idosos e classe artística), à venda no local.