A novela que envolve a construção de uma escola de educação infantil no bairro Cidade Nova, em Caxias, chegou ao fim. No sábado, a prefeitura pretende inaugurar a Escola de Educação Infantil Nivaldo Kercher, na Rua Abel Postali, depois de anos de impasses. A previsão do poder público era começar as obras em 2013, o que só ocorreu um ano depois devido a burocracias, explica o secretário de Educação, Agenor Basso. Em 2014, a construtora contratada chegou a ser notificada por não cumprir o cronograma e o contrato foi rescindido.
Leia mais
Prefeitura de Caxias quer inaugurar pelo menos quatro creches em 2016
Entregas de escolas estão atrasadas em Caxias do Sul
O processo só voltou a andar em janeiro de 2015, quando uma nova licitação foi aberta para contratação de empreiteira para finalizar o serviço. As obras foram retomadas em abril do ano passado, com o compromisso da empresa realizar os trabalhos de revestimentos, esquadrias, pintura, instalações hidrossanitárias, elétricas e de comunicação, além da central de gás, pisos e castelo d'água.
– A prefeitura lutou muito para terminar essa escola porque o Cidade Nova é uma área que precisa de vagas. Agora, serão atendidas crianças que aguardam na lista de espera nas escolas Paulo Freire e Érico Cavinato. Tivemos inúmeros problemas com construtoras que não cumpriam o que era acordado e isso atrasava o nosso cronograma, adiando ainda mais o sonho de pais que queriam os filhos na escola – afirma Basso.
A escola Nivaldo Kercher oferecerá 82 vagas, número que amenizará o problema crônico da falta de vagas na educação infantil em Caxias. Atualmente, 5.158 crianças de zero a cinco anos aguardam por uma vaga, de acordo com o secretário:
– O município atende, hoje, a 10 mil crianças de até cinco anos. A escola no Cidade Nova é um dos projetos previstos para contemplar crianças de quatro e cinco anos, conforme prevê a meta do Plano Nacional de Educação, de universalização do ensino em pré-escola até 2016.
A obra teve um investimento superior a R$ 1,2 milhão e conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do município. Em 564,50 m², há quatro salas de atividades com solarium, sala multiuso e de informática, cozinha, refeitório, lavanderia, salas dos professores e da administração, pátio coberto, parque infantil, anfiteatro, sanitários adaptados e vestiários.