Uma técnica simples, que utiliza um balde, água quente e muito cuidado, está ajudando os bebês da UTI neonatal do Hospital Geral (HG) a irem para casa mais cedo. O banho de ofurô, também conhecido como banho de balde, tem prioridades terapêuticas e proporciona relaxamento aos pequenos que nasceram antes da hora. A novidade está movimentando a ala, atualmente com 14 internos, desde semana passada.
– O balde onde os bebês são colocados tem a intenção de recriar o ambiente uterino, o que auxilia na adaptação dos bebês. Durante a permanência na UTI, muitos são submetidos a procedimentos dolorosos e estressantes. Por isso, esse banho os ajuda a relaxar e a ganhar peso, uma das condições para deixarem o hospital – explica a enfermeira-gestora Grasiela Furlan Zucco, que implantou o projeto no HG.
Não há uma idade mínima para o banho de ofurô. A técnica, que pode ser feita em casa (confira o quadro abaixo), também estimula o desenvolvimento neuropsicomotor e melhora a resposta imunológica, de acordo com a fisioterapeuta Dardane Mainer. Com pernas e braços encolhidos, submerso do pescoço para baixo, o bebê pode se movimentar conforme a sua vontade, dentro da limitação do balde. Com a água morna - o indicado é 37°C - muitos adormecem durante o banho.Com 13 dias e pesando 1,7 kg, o prematuro Davi Silva tomou dois banhos de ofurô no HG na última semana e é um dos bebês que vêm apresentando avanços no seu quadro de saúde. Agitado, o pequeno se acalma ao ser colocado no balde.
– É impressionante como ele fica quietinho. Durante o primeiro banho, ele chegou a dormir – conta a mãe, a vacariana Andrieli Silva, 25, que tem mais três filhos.
PARA FAZER EM CASA
* Em um balde (preferencialmente com bordas arredondadas), coloque ¼ de água. Fique atento para, quando o bebê se mexer, o líquido não ultrapassar a altura do peito para não existir riscos de afogamento. A água deve estar numa temperatura entre 36° e 37°C.
* Escolha um ambiente tranquilo. Se possível, coloque uma música relaxante.z Coloque o bebê sentado com os bracinhos e perninhas dobrados. Encaixe-o com cuidado.
* O indicado é que o banho leve entre 10 e 15 minutos. Não tenha pressa.
* Nunca deixe o bebê sozinho no balde. Ele pode se levantar e cair ou ainda adormecer e se afogar.