A administração do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, redobrou a atenção em relação aos furtos e invasões que estavam ocorrendo nas últimas semanas. Num dos casos, ladrões furtaram conjuntos da iluminação da pista, o que quase colocou em risco pousos e decolagens. Em outro, um homem foi flagrado pela Guarda Municipal caminhando pelo complexo sem autorização.
O furto das lâmpadas ocorreu há cerca de 20 dias numa das cabeceiras. Pessoas não identificadas arrancaram quatro conjuntos do chão e danificaram outros quatro. A iluminação é essencial para orientar os pilotos à noite ou em períodos de tempo instável. O prejuízo para repor o material foi de cerca de R$ 4,3 mil. O ataque ocorreu no final da tarde, mas não chegou a provocar transtornos nas operações áreas, segundo a direção.
Os ladrões e invasores tiveram acesso por meio de um buraco do muro na Rua Ivan Antônio Cercato, no bairro Aeroporto. Vândalos arrebentaram placas de concreto para entrar na área e chegar à pista. O muro foi refeito nesta semana.
– Foi um ato de vandalismo e furto. Mas tínhamos esse material em estoque e o reparo foi rápido – garante o administrador do aeroporto, Marcos Arguelles.
Ele reconhece que os 60 hectares de área dificultam a fiscalização, mas a Guarda Municipal mantém vigilância 24 horas a partir de uma guarita, cujo ponto não é revelado. No ano passado, a prefeitura instalou cerca concertina para desestimular as invasões, que geralmente ocorrem no final da tarde e à noite.
– Fazia tempo que isso não ocorria. A cerca ajudou a diminuir o vandalismo e furtos, e temos feito varredura nos pontos mais visados – explica o administrador.
Segundo Arguelles, apesar dos contratempos, o aeroporto tem plano de segurança aprovado pela Agência Nacional de Aviação (Anac).