A Brigada Militar realizou na tarde e noite desta quinta-feira, em Caxias do Sul, uma ação contra os "flanelinhas" que atuam na área central da cidade. Até o início da noite, pelo menos dez homens foram identificados, abordados e encaminhados à delegacia. Por ser uma contravenção de menor potencial, eles assinaram termo circunstanciado e foram liberados. O registro, porém, permite medidas mais rigorosas em caso de reincidência. E os contraventores serão intimados a comparecer em audiência com a justiça.
_ A motivação dessa ação foi um alinhamento que tivemos em reunião com o Ministério Público, que reconsiderou seu posicionamento nestes casos e combinou conosco que irá oferecer denúncia aos contraventores. Isso não ocorria antes, quando o MP considerava a atividade "fato atípico" _ explica o capitão Turra, da Brigada Militar.
O foco das abordagens foi nas proximidades na Praça Dante e da Estação Férrea, além da Rua Marquês do Herval e do bairro Pio X. Participaram da ação cinco policiais e uma van. Conforme Lei Municipal, os "flanelinhas" são enquadrados como um exercício irregular de profissão.
Ainda de acordo com o capitão Turra, embora a coação ao pagamento pela vaga de estacionamento seja um delito mais grave, trata-se de um tipo de caso mais difícil de provar. Contudo, a lei determina que a simples reserva de vaga de estacionamento em área pública já constitui uma contravenção.