Uma das principais reivindicações dos motoristas que circularam pela área central de Caxias do Sul, a flexibilização do segundo corredor – aquele delimitado pelas faixas azuis – ainda tem pouca adesão. Durante a tarde de ontem, o Pioneiro acompanhou o movimento nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado e constatou que poucos motoristas estão utilizando a faixa nos horários estendidos: das 9h às 15h e das 20h às 6h, de segunda a sábado.
Leia mais:
Entenda como dirigir pela Pinheiro Machado e Sinimbu
Tire aqui suas dúvidas sobre o funcionamento do SIM Caxias
Veja onde cada ônibus vai parar e quais linhas passarão pelas paradas
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Manoel Marrachinho, toda mudança demora um tempo para ser incorporada à rotina das pessoas.
– Os motoristas já estavam acostumados com a restrição do corredor secundário. Agora, com uma nova mudança, é normal que eles demorem até assimilar que, naquele horário, podem circular pela faixa. O trânsito de Caxias funciona muito por semelhança: se um carro está circulando entre as faixas azuis e outro motorista perceber que a atitude está correta, ele também irá andar pelo corredor. Mas, nós estamos permanentemente avaliando o SIM Caxias e nada impede que novas mudanças ocorram – ressalta.
O secretário também pede atenção quanto à sinalização dos corredores.
– As placas indicam o horário em que é restrita a circulação de veículos. Por mais que os automóveis estejam autorizados a andar nos corredores em alguns horários, eles continuam fora da lista de veículos que têm prioridade. Portanto, a placa está clara e deve ser respeitada – afirma.
Aos domingos, o trânsito no corredor secundário é liberado todo o dia. A multa para quem descumprir a sinalização é de R$ 127,69 e acarreta cinco pontos na carteira de habilitação.