Mais de um mês depois do início das ocupações em Caxias do Sul, alunos e pais seguem concentrados na escola estadual Cristóvão de Mendoza, mas em lados opostos. Enquanto cerca de 20 estudantes estão concentrados no prédio principal para pedir que o Estado reforme a instituição, pais se revezam para que as aulas sejam mantidas nos outros dois prédios.
Leia mais
Aulas são retomadas na escola Aristides Germani, em Caxias
Estudantes anunciam desocupação de escola em Caxias, com ressalvas
Pais favoráveis ao retorno das aulas invadem escola ocupada em Caxias
Estudantes mantêm ocupações em escolas do RS e na Assembleia
Alunos recebem prazo de 48 horas para desocupar escolas de Caxias
Com barra de ferro e corrente, homem agride aluno de escola ocupada
As aulas no Cristóvão ocorrem normalmente, apesar de nove professores terem aderido à greve do magistério. Como a escola só pode contar com dois dos três prédios – um está ocupado por alunos – algumas turmas estudam sob o improviso, na sala de projeção, na sala de atividades dos anos iniciais e em duas emprestadas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Nesta quarta-feira, os pais que resolveram ocupar a escola para garantir o retorno das atividades completam 16 dias de movimento – a escola estava totalmente ocupada até o dia 6 de junho. Uma reunião no final da tarde desta terça-feira deve decidir se os familiares permanecem no colégio.
– Só estamos aqui dando aulas porque os pais estão aqui. É a nossa garantia de segurança – diz a diretora, Fabiana Simonaggio.
Os alunos que participam da ocupação projetam liberar o prédio na segunda-feira, mas somente com uma condição: que o Estado se comprometa a colocar em prática o Plano de Necessidades de Obras (PNO) no Cristóvão.
– Se assinarem, na segunda-feira estará tudo liberado – avisa o estudante Leonardo Cechin, 17 anos.
Ensino
Cristóvão pode ser liberado na próxima segunda-feira, em Caxias
Condição imposta pelos alunos é de que o Estado se comprometa a reformar o colégio
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project