As aulas foram parcialmente retomadas na manhã desta quarta-feira no Instituto Educacional Cristóvão de Mendoza, em Caxias do Sul. Das 27 turmas do turno da manhã, 13 têm aulas nesta quarta-feira. O recomeço não é total por falta de espaço físico e de alunos, já que os estudantes vão à escola gradativamente.
– Estamos voltando em partes, para conseguir dar atendimento satisfatório a todos os estudantes – apontou a diretora, Fabiana Simonaggio.
Leia mais:
Ainda sob ocupação, Cristóvão de Mendoza irá retomar aulas nesta quarta-feira, em Caxias do Sul
Alunos ocupam Cristóvão em Caxias do Sul e têm lista de reivindicações
As aulas se concentram em dois blocos da instituição, localizada no bairro Cinqüentenário. O outro bloco, onde fica a entrada principal do colégio, permanece ocupados por estudantes que estão mobilizados em busca de melhorias na escola e no ensino.O recomeço contou com a intervenção de cerca de 60 pais, que na segunda-feira começaram a se concentrar na escola para pedir a volta das aulas. Alguns pais seguiam na escola na manhã desta quarta, ajudando a organizar o colégio.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
– A gente precisa que eles estudem e também não temos com quem deixá-los em casa – comentou, na manhã desta sexta, Liliam Andréia Reis da Rosa, 36 anos, mãe de alunos do 7º e do 8º ano.
Na turma 1.304, do terceiro ano do Ensino Médio, 16 alunos tinham aula de literatura nesta quarta pela manhã. A professora Maria Helena Ribeiro Pires retomou o conteúdo, já que o ensino estava suspenso desde o dia 19 de maio. No bloco ao lado, alunos das ocupações faziam barulho com tambores e outros instrumentos.
– Está um pouco difícil por causa do barulho, mas estamos mantendo a aula – comentou a docente.
As aulas também serão retomadas, gradativamente, nos turnos da manhã e da noite.
Na noite de terça-feira, a Brigada Militar e a Guarda Municipal foram chamadas após um princípio de tumulto: alunos que integram as ocupações estariam portando barras de ferro. A situação foi controlada.