Os estudantes da escola Aristides Germani, em Caxias, decidiram, na noite de quinta-feira, desocupar o prédio da instituição. Os alunos ainda anunciaram que as aulas serão retomadas na segunda-feira. Nesta sexta e no final de semana, eles limparão as salas de aula e organizarão a escola.
– Vamos entregar tudo limpo e organizado para a direção da escola abrir as portas na segunda-feira. Não foram todas as nossas reinvindicações que foram cumpridas, mas a decisão de desocupar a escola foi tomada para não prejudicar tanto o ano letivo, principalmente para os alunos do ensino fundamental. Mas vamos continuar lutando pelos nossos direitos – explica Bruno Mendes, aluno do terceiro ano e um dos líderes do movimento de ocupação.
Leia mais:
Estudantes anunciam desocupação de escola em Caxias, com ressalvas
Pais favoráveis ao retorno das aulas invadem escola ocupada em Caxias
Estudantes mantêm ocupações em escolas do RS e na Assembleia
Alunos recebem prazo de 48 horas para desocupar escolas de Caxias
Com barra de ferro e corrente, homem agride aluno de escola ocupada
O estudante afirma que o principal pedido dos alunos, agora, é a troca da equipe diretiva da escola:
– O regime é militar aqui dentro, não queremos continuar assim. Também fizemos pedidos ao Governo, que não cumpriu nada. Não descartamos ocupar a escola novamente se nada for feito em um mês.
Com a Aristides Germani desocupada, somente o Cristóvão de Mendoza permanecerá ocupado por pais e alunos. De acordo com o aluno Leonardo Cechin, não há previsão para desocupação. Na quarta-feira, a rotina foi normalizada na escola estadual Apolinário Alves dos Santos. O colégio foi o primeiro da cidade em que parte dos alunos fechou livros e cadernos e ocupou o prédio com colchões e cobertores, movimento para cobrar atitudes do governo estadual.