Em ação que uniu esforços da Polícia Civil e da Brigada Militar, foi desarticulada uma quadrilha que seria responsável por assaltos violentos a residências e estabelecimentos comerciais na região e especialmente nas cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa. Após o ataque a um supermercado de Garibaldi na noite de sexta-feira, quando o grupo entrou em confronto com a BM, Arlei Scapini, 24 anos, um dos assaltantes, morreu e os irmãos Juliano Machado, 22, e Jonas Machado, 25, e também Cristiano Scmidt Andressa, 24, ficaram feridos e foram encaminhados ao hospital.
Conforme o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, a ocorrência foi por volta de 19h10min. Três homens armados e encapuzados entraram no estabelecimento comercial, que fica na rua Alencar Alaripe, próximo ao centro, e anunciaram o assalto. O quarto homem ficou no carro, um Celta roubado. Logo após a ação, a Civil, com a BM, fechou o cerco com cerca de sete viaturas e mais de 30 policiais.
Durante a tentativa de fuga, o Celta onde estavam os bandidos foi bloqueado por viaturas da BM e da Polícia Civil. Segundo testemunhas houve intensa troca de tiros. Nenhum policial ficou ferido.
O veículo utilizado pelos homens havia sido furtado durante a madrugada de sexta-feira, durante um roubo a uma residência de Carlos Barbosa. O bando também seria responsável por alvejar uma casa na cidade utilizando o Celta roubado.
– Fomos construindo o perfil desse grupo com informações de várias delegacias. Ontem (sexta) havia uma movimentação muito grande em Garibaldi e já tínhamos a informação de que poderia ocorrer um assalto. Então, montamos equipes de patrulha e ficamos rodando – explica o delegado, que afirma que Scapini seria um dos líderes da quadrilha e tinha antecedentes criminais por assalto, receptação e homicídio.
Com eles foram encontrados dinheiro e diversos objetos furtados do mercado, além de duas pistolas, um revólver e grande quantidade de munição. Uma das armas foi roubada dias antes durante uma investida do bando contra uma residência em Garibaldi.
Após serem encaminhados ao hospital, dois assaltantes foram levados para a delegacia e um deles permaneceu internado no hospital para passar por cirurgia. Andressa seria o único sem antecedentes.