Quarta é o último dia de vacinação contra a gripe para os grupos de risco em Caxias do Sul. As doses estão disponíveis nas 47 unidades básicas de saúde (UBS) do município a pessoas com mais de 60 anos, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, gestantes e crianças de seis meses até cinco anos até as 17h. A campanha nacional se encerrou no dia 20, mas em Caxias foi prorrogada porque ainda faltavam cerca de quatro mil crianças e duas mil gestantes para serem imunizadas. A meta de atingir 80% do público-alvo foi superada.
– Esse tempo de prorrogação foi bom porque conseguimos aumentar o número de gestantes e crianças imunizadas. Até agora, estamos com 56% das gestantes 72% dos pequenos até cinco anos vacinados – explica a diretora da Vigilância em Saúde, Maria Ignez Bertelli.
Desde o início da campanha, o município recebeu 127 mil doses, mas apenas 114,3 mil foram consideradas tendo em vista os 10% de perda em função dos frascos não comportarem as 10 doses previstas. Desse montante, foram aplicadas 103,4 mil vacinas. Das 10,9 mil doses restantes, 6 mil serão reservadas para a aplicação da segunda vacina em crianças dos grupos prioritários vacinadas pela primeira vez. O restante, em torno de 4,9 mil, será destinado a professores e policiais civis, militares e corpo de bombeiros a partir da próxima segunda-feira. No caso dos docentes, as escolas deverão apresentar uma lista na UBS (com nome, cargo, RG e CPF). Para receber as doses, os professores deverão mostrar documento com identificação no postinho. Os policiais devem procurar os batalhões e núcleos para a aplicação. Para esses grupos, a vacinação segue até o dia 1° de junho.
Se ainda sobrarem doses, a população em geral poderá procurar as UBS a partir do dia 2 de junho. Mas a expectativa é de que não sobrem muitas vacinas, de acordo com Maria Ignez:
– Tem muita gente procurando nesse ano.
Em Bento, as doses se esgotaram na segunda-feira. As 800 unidades disponibilizadas para a comunidade acabaram em poucas horas e um balanço da Vigilância Epidemiológica apontou que 90% dos grupos prioritários foram vacinados. O município recebeu 28 mil doses.
Neste ano, a Secretaria Estadual da Saúde registrou a morte de 11 pessoas que contraíram o vírus H1N1 - três casos ocorreram em Caxias.
MAIS DE 86% DA META
Dados divulgados ontem pela Vigilância Epidemiológica apontaram que 77.797 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas em Caxias e a cidade atingiu 86,38% da meta. Os números apontam que 10.804 doses foram aplicadas em trabalhadores de saúde (92,85% da meta), 44.923 em idosos (93,29%), 710 em mulheres que deram à luz até 45 dias, 18.657 em crianças (71,97%) e 2.703 em gestantes (56,12%). Foram imunizadas 23.891 pessoas com comorbidades e 1.725 no sistema prisional. No balanço divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, já foram vacinados em todo o país 41,1 milhões de brasileiros. O número representa 81% do público-alvo, formado por 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.