As 400 pessoas que devem participar da terceira edição da Romaria da Juventude terão papel importante: carregarão a estátua peregrina de Nossa Senhora de Aparecida pelos quase 20 quilômetros que ligam Farroupilha a Caxias. A imagem pesa cerca de 10 quilos e será levada por quatro pessoas, que revezarão a tarefa.
Um deles é o jovem Felipe Michelon Padilha, 21 anos, que trabalha na organização do evento. O grupo deixará a ERS-122, em frente ao MartCenter Shopping às 6h30min, e a estimativa de chegada é para 10h. Eles se juntarão a mais jovens no início da Avenida Dom José Barea, no acesso ao Santuário, para partir da celebração às 10h30min. Eles serão responsáveis também pela animação desta missa campal.
– Nossa intenção é a evangelização sem palavras, mas com gestos. Quem sabe, ao longo da caminhada, encontraremos outros jovens que precisam de ajuda– descreve Felipe.
A estátua que será levada pelo grupo está passando pelas 74 paróquias da Diocese, integrando o projeto Rota 300. É a comemoração de 300 anos de existência da imagem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. A romaria da Juventude já levou a réplica da Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora, da Jornada Mundial da Juventude.
No ano passado, foi conduzida pela bandeira do Setor da Juventude, construída pelos participantes das formações diocesanas. Em caso de chuva forte, a caminhada será cancelada.