As cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Carlos, de Farroupilha, serão retomadas a partir da semana que vem. Os procedimentos estão suspensos desde o início de abril por causa de uma dívida com os médicos. Em rodadas de negociação, a direção conseguiu articular a volta ao trabalho com anestesistas. Da equipe de cinco cirurgiões-gerais, um decidiu aceitar a proposta do hospital. Outros dois foram contratados. A instituição ainda aguarda um posicionamento de cinco traumatologistas.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo o gestor do São Carlos, Francisco Isaias, um mutirão deve ser realizado a partir da próxima semana para diminuir a fila de espera. Embora não detalhe o acordo com os médicos, ele afirma que houve diminuição nos valores que serão pagos pelos próximos 90 dias. De acordo com Isaias, uma parcela da dívida que chegou a 1,2 milhão com os profissionais foi paga na quinta-feira. As equipes são terceirizadas pela instituição.
Leia mais
Câmara de Vereadores de Canela libera R$ 600 mil para o Hospital de Caridade
Prefeituras da Serra adotam intervenções para evitar colapso na rede hospitalar
A direção do hospital diz que o motivo para o atraso no pagamento é o desequilíbrio financeiro da instituição, causado principalmente pela retirada do Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar (IHOSP). Ele afirma que são R$ 14 milhões previstos no orçamento que deixaram de entrar nos cofres desde agosto de 2014.
A Secretaria de Saúde do Estado alega que o IHOSP deixou de vigorar em dezembro de 2014 para todos os hospitais.