Estudantes de escolas estaduais de Caxias do Sul protestaram em frente à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) na manhã desta quarta-feira. Os alunos chegaram ao local por volta das 11h45min e tentaram bloquear os portões de saída da sede. A concentração começou às 10h, na Praça Dante Alighieri, para a confecção de cartazes. Logo depois, os alunos partiram em caminhada pela Avenida Júlio de Castilhos.
Leia mais:
Desanimados, somente 6% dos professores de Caxias aderem à greve
Contra políticos, jovens que ocupam escolas são protagonistas em greve
Ratos, 33 centavos e descaso: por que alunos ocupam escolas em Caxias
Carregando faixas e cartazes com dizeres como "a educação é a melhor arma para mudar o mundo", "alunos na rua, Sartori a culpa é sua", "em defesa da escola pública", "não nos calarão" e "lutar é preciso", os estudantes ainda entoavam gritos como "professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo". Quatro escolas seguem ocupadas por alunos nesta quarta-feira. Estudantes de colégios onde não há ocupação também participam do movimento.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
– Só sairemos (das escolas ocupadas) quando todas forem atendidas – diz a presidente do grêmio estudantil da Apolinário Alves dos Santos, Julia Carolina da Silva Ferreira.
Conforme Julia, participaram do manifesto pelo menos alunos das escolas Apolinário, Melvin jones, Escola Estadual Técnica Caxias do Sul, Aristides Germani, Assis Mariani e Cristóvão.