Das 47 unidades básicas de saúde (UBS) de Caxias do Sul, 33 ainda tinham a vacina disponível até o final da tarde de ontem. Ao todo, restam 2 mil doses na cidade. Conforme informações da Secretaria Municipal da Saúde, as vacinas não serão mais remanejadas entre os postinhos dos bairros, já que são poucas unidades.
Por isso, a orientação é para que a população contate a UBS por telefone antes de ir se vacinar, para verificar se ainda há doses à disposição.
No Centro de Saúde e nas UBSs Cinquentenário, Fazenda Souza, Galópolis, Madureira, Mariani, Reolon, Planalto, Sagrada Família, Santa Fé, São Leopoldo, São Vicente, São José e Serrano as vacinas já estão esgotadas.
A cidade recebeu até agora 90 mil doses e não tem mais unidades em estoque para distribuir entre os postos. Na prática, a quantidade real é de 81 mil doses, já que há uma perda de 10% porque os recipientes não comportam 10 unidades cada um. Segundo a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (5ª CRS), Solange Sonda, novas unidades devem ser entregues somente no final de semana. A quantidade ainda não foi confirmada.
O Estado já registrou três mortes por gripe A em Caxias do Sul, Vacaria e Flores da Cunha e havia um caso, em Gramado, aguardando laudo do Lacen. Até o último sábado, haviam sido aplicadas 72.252 doses da vacina, distribuídas da seguinte forma: 12.362 crianças, 1.684 gestantes, 30.976 idosos, 459 mulheres que deram à luz a até 45 dias, 13.166 trabalhadores e serviços de saúde e 13.605 com doenças crônicas não transmissíveis.
A meta de Caxias do Sul é imunizar 115 mil pertencentes aos grupos de risco. A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 20 de maio.