Um grupo de cerca de 20 voluntários de Carlos Barbosa, na Serra, está fazendo roçada, recolhimento de lixo e pintura de pontes da ERS-446 no trecho do município. As atividades já ocorreram em quatro sábados desde o final do mês de fevereiro. A informação é da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Em alguns finais de semana, os trabalhos tiveram de ser suspensos em função do mau tempo, a exemplo deste sábado. Os voluntários utilizam máquinas cedidas pela prefeitura, tinta fornecida pelo Daer e equipamentos e apoio de diversas empresas da cidade. Uma empresa de ônibus fornece o veículo para o deslocamento, outra os equipamentos de segurança, e outras ainda as ferramentas e até o almoço dos voluntários em um restaurante na rodovia.
Já foram percorridos 3km de um total de 12km que fazem parte do trecho de Carlos Barbosa. O serviço está sendo feito da saída do município até a divisa com São Vendelino.
Conforme um dos voluntários, Samuel Fritzen, já foram recolhidas cinco caçambas de lixo das margens da rodovia. Quatro pontes no trecho percorrido já foram repintadas, e o Daer restaurou pontos em que a estrutura de pontes estava danificada por conta de colisões de veículos.
Os trabalhos são realizados dos dois lados da via ao mesmo tempo. Posteriormente, serão plantadas mudas de hortênsias às margens da RS-446, alternando tons em azul e lilás. Uma floricultura auxiliará na técnica de coloração. O plantio das flores deve ocorrer mais para o final deste ano que, conforme Fritzen, é a época propícia.