O número de casos notificados de dengue na área da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, que atende a Serra gaúcha e a municípios próximos, chegou a 182 em 2016. São 110 a mais que no mesmo período do ano passado. Isso representa um aumento de 152%. As informações são da Gaúcha Serra.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Segundo a titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, Solange Sonda, uma das explicações são as altas temperaturas que perduraram por um período maior neste ano. Apesar do aumento nas notificações da doença, foram confirmados 19 casos. O número é igual ao registrado nas primeiras 16 semanas de 2015.
Dos pacientes infectados nesse ano, cinco foram em Caxias do Sul. Também aparecem na lista Antônio Prado (1), Bento Gonçalves (4), Bom Jesus (1), Carlos Barbosa (1), Cotiporã (1), Garibaldi (2), Nova Bassano (1), Vacaria (2) e Veranópolis (1). Todos têm apenas casos importados da doença.
Os dados foram divulgados na sexta-feira pela Secretaria Estadual da Saúde.
Chikungunya e Zika
A Serra tem 17 notificações de febre Chikungunya. Um caso foi confirmado em Caxias do Sul. Em relação ao Zika Vírus, também são 17 notificações. São dois casos confirmados, em Bom Jesus e Garibaldi.