A ociosidade do segundo corredor de ônibus, delimitado com pintura azul nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, é a principal queixa dos motoristas, que reclamam da lentidão do trânsito após a implantação do SIM Caxias, há quase duas semanas. Mas para a Secretaria de Trânsito, as tentativas de conversões em locais agora proibidos são o principal problema do tráfego no Centro. Na Sinimbu, não é permitido dobrar à direita nas ruas Moreira César, Do Guia Lopes, Garibaldi, Dr. Montaury e Borges de Medeiros. A regra também vale na Pinheiro Machado nos cruzamentos com ruas Marquês do Herval, Visconde de Pelotas, Marechal Floriano e Coronel Flores.
De acordo com Érico de Oliveira, diretor de Trânsito da secretaria, o desrespeito ocorre, principalmente, nas esquinas da ruas Pinheiro Machado e Visconde de Pelotas, e da Sinimbu com a Garibaldi.
– A conversão em local proibido é o maior problema, sem dúvidas. Além de causar riscos, tranca todo o sistema, já que aquele local não recebeu a logística para que isso ocorra. Por essa insistência em fazer o errado, já foram registrados pelo menos três acidentes no Centro – explica Oliveira.
Teste realizado pela reportagem na terça-feira comprovou que muitos motoristas, quase duas semanas após a implantação das novas regras de trânsito, seguem desrespeitando as normas. Entre 9h30min e 10h, 11 carros foram vistos dobrando da Sinimbu para a Moreira Cesar, passando pela Praça da Bandeira. Entre 10h e 10h30min, 13 fizeram a conversão da Sinimbu para a Garibaldi. À tarde, também na Sinimbu, mais infrações: entre 13h30min e 14h, quatro dobraram na Moreira César e 18 na Garibaldi. Nem as placas indicando a proibição, nem a presença de um fiscal de trânsito no início da tarde, na esquina do McDonalds, inibia os infratores.
– Não tenho gente para colocar em todos os lugares. Vamos revezando entre os pontos mais críticos. Talvez quando começarem a ser multadas, as pessoas passem a respeitar as mudanças – espera o diretor.As autuações para os motoristas que desrespeitarem as regras do SIM Caxias na área central começam na próxima segunda. Apenas aqueles que fizerem conversões proibidas serão multados. As autuações para quem desrespeita o corredor exclusivo para ônibus (de concreto) e o segundo corredor (demarcado com pintura azul) ocorrerão em um segundo momento.
Corredor de ônibus segue sendo usado
O diretor de Trânsito da secretaria, Érico de Oliveira, afirma que, nessas quase duas semanas de implantação do SIM, as conversões em lugar proibido estão superando a quantidade de motoristas que trafegam no corredor secundário. Mas alguns minutos no Centro são suficientes para ver que as duas infrações são muito vistas. Na manhã de terça-feira, durante meia hora, a reportagem flagrou 34 veículos no segundo corredor, na Sinimbu, entre a Coronel Flores e a Marechal Floriano. À tarde, pelo mesmo tempo, 41 foram vistos.
Com o trânsito intenso - no início da tarde, próximo da Praça da Bandeira, a sinaleira chega a abrir e fechar duas vezes e o motorista não sai da mesma quadra -, muitos motoristas utilizam o corredor para ultrapassar. Alguns desavisados se assustam ao serem repreendidos com buzinas e logo voltam para uma das pistas permitidas aos carros.
– É só ficar um dia aqui para ver as barbaridades que os motoristas estão fazendo. Sabemos que as mudanças são grandes, mas já era para ter se acostumado. O pior é que os que não prestam atenção, ou querem dar uma de espertinho, atrapalham o trânsito. Andam na pista que não pode e, próximo da sinaleira, ligam o pisca para entrar. Aí fazem todo mundo frear – analisa Luciana de Morais, 37 anos, que trabalha em uma loja na Sinimbu.
Assim como Luciana, Oswaldo Prestes, 62, vem acompanhando as mudanças no trânsito de Caxias e gostaria que a prefeitura repensasse a função do segundo corredor de ônibus, delimitado com pintura azul. O aposentado diz que, pela ociosidade do espaço, evita passar pela Pinheiro Machado:
– O carros ficam colados um no outro e passa um ônibus a cada morte de bispo. Não adianta querer forçar as pessoas a andarem de ônibus. O que eles deviam ter feito é ajudar a todos, seja motorista ou usuário do transporte coletivo.
A prefeitura descarta a ideia de retornar ao modelo anterior ao SIM Caxias, quando apenas a faixa de concreto era destinada aos ônibus. Mas, a partir da próxima semana, quando todas as linhas previstas estiverem integradas às Estações Principais de Integração (EPIs), a secretaria de Transportes avalia a possibilidade de ampliar o horário em que veículos particulares, hoje das 21h às 6h, podem transitar na faixa azul.
As infrações
- Art. 187: Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente (faixa secundária de ônibus):Infração média; 4 pontos; R$ 85,13
- Art. 207: Executar operação de conversão à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização:Infração grave; 5 pontos; R$ 127,69
- Art. 184 (III): Transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente (corredor de concreto):Infração gravíssima; 7 pontos; R$ 574