
Obras de uma nova estrutura voltada a atendimentos na saúde começaram na manhã desta terça-feira (22), em Farroupilha. O ato foi marcado pelo prefeito Jonas Tomazini assinando a ordem de início do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). O investimento, com recursos do governo federal, é de R$ 7,6 milhões.
A nova estrutura ficará ao lado do Centro de Saúde do município, na Avenida Armando Antonello. Estão previstos atendimentos de reabilitação física e intelectual, além de atendimentos de neuropediatria, neurologia, fisioterapia, fisioterapia bobath, fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros. Eles serão distribuídos em 17 consultórios individuais. A área é de 2,4 mil metros quadrados.
A nova estrutura substituirá, assim, o espaço que funciona em prédio alugado, no bairro São Luiz, junto ao Centro Municipal de Fisioterapia. Farroupilha está entre 20 municípios do país que foram contemplados com essa estrutura, a partir de projeto específico para a área da saúde.
— Além de ser uma economia para os cofres públicos, já que a estrutura sairá de um prédio alugado para um espaço próprio, teremos condições de atender as famílias que estão em processo de recuperação física e psicológica, melhorando, inclusive, a qualidade de vida dos farroupilhenses — declara Tomazini.
O prazo para conclusão da obra não foi anunciado.
Ao mesmo tempo, está em processo de construção no município uma nova unidade básica de saúde (UBS) Central, na Rua Treze de Maio. Com investimento de R$ 6,1 milhões, as obras, iniciadas em janeiro deste ano, devem durar entre 12 e 18 meses. Enquanto os trabalhos ocorrem, os atendimentos foram transferidos para o Centro de Saúde.