O feriadão de Proclamação da República foi de movimentação turística intensa na Região das Hortênsias. Os atrativos do Sonho de Natal de Canela e do Natal Luz de Gramado levaram milhares de visitantes para as duas cidades. Conforme dados da plataforma Flutua do SindTur Serra Gaúcha, a taxa de ocupação hoteleira teve média de 83,4% entre sexta e domingo.
O presidente da entidade, Claudio Souza, considera o número muito positivo. Segundo Souza, a reabertura do Aeroporto de Porto Alegre possibilitou o incremento nas reservas para dezembro.
– Melhoraram bastante as vendas. Dezembro será muito bom – prevê.
O movimento de turistas circulando pelas ruas no feriado atendeu às expectativas do comércio. O empresário Sandro de Oliveira Schaulet, do Big Land Parque Temático, comemora o incremento do turismo com o início dos eventos natalinos na região.
— Ficamos animados em poder receber de novo um público bem maior do que nós vínhamos recebendo. Nossa expectativa para a temporada de final de ano é muito grande. Acreditamos que teremos um público expressivo. Com o retorno das operações do Aeroporto Salgado Filho, mesmo que parcialmente, percebemos um incremento de fluxo de pessoas de outros Estados. Estamos bem felizes e esperamos ter uma temporada excelente — projeta Schaulet.
Para a fisioterapeuta Andressa Krauss Hansen, de Blumenau, a viagem foi a oportunidade de confraternizar em família. Ela aproveitou para passear na manhã de domingo pelo Centro de Canela com o marido, Cristiano, e os filhos, Leonardo, 10 anos, Alexandre, sete, e Beatriz, cinco.
— É a segunda vez que a gente vem e, dessa vez, temos um motivo especial: a comemoração dos 10 anos do meu filho mais velho. Com a correria diária, não temos tempo e, esses quatro dias que a gente tirou, foram fundamentais para a união familiar — diz Andressa.
Já o catarinense Levir Cruz, de Florianópolis, conta que é a terceira vez que viaja para a Região das Hortênsias.
— Está tudo muito bem organizado. Nós sempre viemos nesta época. Gostamos muito das opções gastronômicas e da diversidade de atrações que a região oferece — afirma Cruz.