A Eletric Move Brasil, feira que começou em Caxias do Sul nesta quinta-feira (7) e segue até domingo (10), está no centro das atenções dos entusiastas da mobilidade do futuro. O evento, que reúne as mais recentes inovações em tecnologia de transportes elétricos e sustentáveis, apresenta ao público o que há de mais moderno no setor, incluindo o tão aguardado carro voador – ainda que, por enquanto, apenas em forma de simulador.
O equipamento, que é fixo no solo e imita a experiência de pilotar um veículo desta modalidade, foi desenvolvido pelas empresas caxienses Realdrive e Flybis. A novidade traz uma experiência única aos visitantes da feira. Similar a um videogame, a primeira impressão é a de estar em uma cabine de um avião, equipado com telas digitais, controles sensíveis ao toque e um painel que imita a vista da cidade.
A visão panorâmica, junto com os sons imersivos, proporciona que você realmente sinta como se estivesse sobrevoando Caxias do Sul. Com um leve toque no controle do lado esquerdo, o “carro” começa a ganhar altitude. O assento traz as sensações das ações das forças físicas da gravidade. Ao lado direito fica a direção, que é sensível aos movimentos, permitindo manobras e giros em 360 graus.
Após “viajar” pelo céu da cidade, é hora de escolher um ponto para pousar. Para isso, basta reduzir a altitude do carro aos poucos e controlar a direção até o ponto onde queira pousar. Ao atingir o solo, o “piloto” sente o impacto, que é similar à sensação de um pouso de avião.
Conforme o sócio-proprietário da Realdrive, Cristian Stein, o chamado eVTOL (sigla em inglês que significa aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical) é conhecido como um carro voador, embora o modo de operação seja semelhante ao de um helicóptero ou de um drone.
— Esse projeto surgiu de uma necessidade da Flybis para treinar os futuros operadores dos eVTOLs, que futuramente irão operar no Rio Grande do Sul. Nós desenhamos o projeto de um eVTOL e criamos um simulador genérico, que traz todas as sensações da forma de dirigir, até mesmo nas questões de interferência de vento e de clima. Para a feira nós trouxemos algo mais voltado para o entretenimento — destaca.
A Eletric Move Brasil tem entrada gratuita (mas sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível), no Centro de Eventos da Festa da Uva. Para experimentar o simulador do carro voador, basta ter mais de 16 anos e reservar um horário direto no estande da Flybis.
Primeiro voo em 2025
O primeiro voo de um carro voador no Brasil está previsto para ocorrer no ano que vem. O veículo, desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma subsidiária da Embraer, terá capacidade para quatro passageiros e um alcance de 100km/h. O modelo será o primeiro eVTOL desenvolvido no país.
A Eve irá construir a nova fábrica em quatro fases, sendo que, em cada uma, será adicionada uma capacidade de produção de 120 unidades. O objetivo é conseguir produzir 480 aeronaves por ano.
O Eve 100, veículo protótipo da empresa, é construído com fibra de carbono e alumínio, tem 1,7m de altura, 10,3m de profundidade e 15,2m de envergadura. Será capaz de carregar cinco pessoas, sendo um piloto e quatro passageiros, e de levar 490 litros de bagagem. Ele utilizará oito hélices para voar a até 3 mil metros de altura.
O veículo será 100% elétrico, com emissões locais zero de carbono.
A programação completa da Eletric Move Brasil e os horários das atividades podem ser conferidos no site.