Toque de recolher, inundações e residências sem energia elétrica ou alagadas. Essa é situação enfrentada pelos moradores e turistas da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, após a passagem do furacão Milton, que tocou o solo do Estado americano por volta das 21h30min desta quarta-feira (9), no horário de Brasília.
O furacão chegou à costa na categoria 3, mas logo o fenômeno perdeu força, enfraquecendo para categoria 1 na madrugada desta quinta (10). O evento provocou destruição e deixou pelo menos cinco mortos antes de se afastar da região litorânea de Tampa.
Alisson Casagrande, 44, morador de Caxias do Sul, está de férias na cidade de Orlando, no Estado da Flórida. Ele relata que apesar do impacto do desastre climático, a sensação de segurança foi constante, graças à preparação das autoridades e à infraestrutura local.
O caxiense está hospedado em um resort equipado com janelas de acrílico reforçadas e um sistema de escoamento de água eficiente.
Casagrande diz que, mesmo com o medo diante do furacão, a estrutura das casas e as medidas preventivas fizeram a diferença durante o desastre climático.
— A nossa sorte foi ter alugado um resort novo, moderno, com um sistema de escoamento de água eficiente — ressalta Casagrande.
Segundo o caxiense, a partir das 15h desta quarta-feira (09), os ventos começaram a aumentar e, durante a noite, o barulho das rajadas se intensificou. Ainda assim, Casagrande e sua família conseguiram descansar.
— Foi uma bateção de coisa, mas a casa estava preparada e isso nos tranquilizou.
Outro ponto que ele destaca foi a resposta rápida das autoridades locais, que mantiveram a população informada a todo instante.
— Recebemos mensagens no volume máximo do telefone, orientando para estocarmos comida e água para três dias. Eles estavam preparados para o pior cenário possível — conta Casagrande.
Durante a manhã desta quinta-feira (10), mesmo após a passagem do furacão, o empresário revela que o protocolo de segurança continuava.
— Os caminhões de eletricidade já estavam nos supermercados antes do furacão, prontos para qualquer emergência, e o pessoal do resort passou casa por casa para garantir que tudo estava bem após a tempestade.