Um dos principais símbolos do Natal de Canela, a Descida do Papai Noel pela torre da Catedral de Pedra, ganhou um roteiro que promete surpreender o público. Com recursos viabilizados pela iniciativa privada dentro do projeto Luminata, o espetáculo estreia reestilizado nesta sexta-feira (1°) em sessão dupla, às 20h e às 21h.
O evento é uma atração paralela do 37° Sonho de Natal, que vai até 12 de janeiro de 2025.
Conforme a roteirista do espetáculo Contos da Catedral: O Segredo do Velho Noel, Carla Berto, a tradicional chegada do Bom Velhinho radical ganhou um novo argumento. Na trama, uma menina encontrará respostas para curiosidades que rondam a história da emblemática igreja, que é um dos símbolos da união da comunidade de Canela.
— A Catedral de Pedra é o ponto de referência. O espetáculo apresenta um diálogo que une gerações. Na conversa entre uma jovem menina e um velho sábio, eles abordam como o povoado prosperou pela união da comunidade e, ao final, o sábio vai contar o segredo pelo qual o Papai Noel tem tanto carinho por Canela, porque o Bom Velhinho chega todos os anos fazendo rapel na torre da Catedral — antecipa Carla.
Com 16 minutos de duração, o show une sons, luzes e projeções mapeadas, além de alpinistas e atores interagindo com as imagens projetadas em 3D na fachada da igreja. Ao final, o Papai Noel e seus ajudantes descem pela torre da Catedral fazendo rapel de uma altura de 35 metros.
— O público pode esperar uma imersão numa história muito envolvente. Trouxemos um diálogo que invade a história da Catedral para que as pessoas saibam quem fez a igreja. O espetáculo traz também um pouco do que passamos com as enchentes no Estado e as queimadas no Brasil. Depois, retomamos com final feliz, com o Papai Noel chegando na cidade — resume o diretor artístico Marcelo Monegal.
Em novembro e janeiro, as projeções ocorrem diariamente, às 20h e às 21h, mas as descidas do Papai Noel e seus ajudantes são realizadas nas sextas e aos sábados. Já em dezembro, os espetáculos são completos, com a Descida do Papai Noel, todos os dias, às 20h e às 21h.
Com programação gratuita, o evento deve atrair 1,2 milhão de visitantes para Canela. Além do espetáculo de Descida do Papai Noel, o Multipalco da Praça João Corrêa receberá atrações musicais, teatrais e culturais ao longo da temporada natalina. Após a primeira chegada, o Papai Noel ficará em sua casa na Praça João Corrêa.
Papai Noel radical volta a fazer o que mais gosta: estar nas alturas
O 37° Sonho de Natal de Canela marca um reencontro especial para o alpinista Daniel Oliveira Jaggi, que volta a interpretar o Papai Noel nas descidas pela torre da Catedral de Pedra. O montanhista ficou afastado da edição passada por problemas de saúde. Ao longo da próxima temporada, serão mais de 90 descidas ao lado dos colegas Igor Cruz, Samuel Reis e Laura Port. Jaggi faz parte do elenco do espetáculo desde 1996.
— Comecei com 14 anos, interpretando o ajudante do Papai Noel. Com o tempo, algumas pessoas foram saindo e novos membros entraram na equipe até que passei a ser o Papai Noel. Até 2017, tínhamos apenas uma descida por ano. Em 2018, começamos a ter descidas diárias, o que foi um desafio para nossa equipe. Foi muito bacana, especialmente, pela reação do público. Mais gente tem a oportunidade de apreciar — afirma o montanhista.
Para Jaggi, o contato com o público é o mais gratificante.
— É sempre gratificante ter esse contato com o público e fazer o evento acontecer. Estar na altura é sempre bom - comemora.
Com a temporada natalina, ele espera pela retomada turística na região.
— Temos uma certa dúvida por tudo que passamos com a questão climática no Estado. Esperamos que o turismo volte à sua normalidade. Nossa cidade está de portas abertas como sempre esteve e vai receber da melhor forma possível. Queremos passar a mensagem de Natal e manter a tradição — conclui o Papai Noel radical.
Além dos alpinistas, o espetáculo Contos da Catedral: O Segredo do Velho Noel conta com a atriz Daniela Vaccari e o ator Jê Denardi. Os figurinos são de Neusa Martinotto, a mixagem e os efeitos de áudio são de Vini Tonello e a direção geral de Fernando Martinotto.