Carlos Barbosa se transformou, desde esta sexta-feira (20), no paraíso dos apaixonados por pizza com a primeira edição da Oktoberpizza. O festival gastronômico, que ocorre no Centro Cultural Mãe de Deus, mesmo local onde se realiza a Festiqueijo, vai até o dia 29, às sextas, sábados (em dois turnos) e domingos (em turno único). Nos seis dias de festival, o evento deve levar cerca de 12 mil pessoas para a cidade, conforme os organizadores.
Para atender aos visitantes, os organizadores preveem uma produção de 2 mil pizzas por turno. Os lanches são servidos em tamanhos de 30 ou 40 centímetros, em sabores doces e salgados.
— A nossa expectativa é de trazer muitas pessoas aqui para a cidade para ajudar a fomentar o turismo. O chope é alemão e a pizza é italiana, que são as culturas mais presentes aqui na nossa região. Então, com isso, nós mesclamos e unimos essas duas culturas que irão agradar todos os paladares — destaca Matheus Patzlaff, vice-presidente da Oktoberpizza.
O público pode optar por ficar no Salão Oktober, área inferior do espaço, com capacidade para 1,6 mil pessoas, onde o público fica em pé; ou no Oktober Lounge, parte superior, com cadeiras e mesas e capacidade para 300 pessoas. O valor das entradas varia de R$ 80 a R$ 230 por pessoa, conforme o dia, horário e ambiente escolhido. Aos domingos, adolescentes de 12 a 15 anos poderão entrar no evento acompanhados pelos pais, mediante compra do ingresso infantil.
As opções de pizza salgadas somam 13 sabores: quatro queijos, bacon, calabresa, copa com figo, coração, filé, frango com temper cheese, marguerita, milho, muçarela, napolitana, portuguesa e estrogonofe de carne. Já as pizzas doces são em três opções: chocolate ao leite, chocolate branco e doce de leite com banana. Ainda, o público pode degustar alguns acompanhamentos, como frango assado, salsichão, polenta frita, bolinha de queijo e pepino. E ainda uma variedade de chopes, além de água e refrigerante.
A programação musical terá três apresentações por dia/turno do evento. Os artistas mesclam diferentes estilos musicais, como rock, bandinha, sertanejo, eletrônica, pagode e gauchesca. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
Experiência completa para os visitantes
O primeiro turno da Oktoberpizza neste sábado (21) começou às 11h e segue até as 17h. A moradora de Carlos Barbosa, Cláudia Moschetta, 61 anos, aproveitou a oportunidade para degustar as pizzas. Ela veio acompanhada da filha, Estela Moschetta, 21, que estuda em Porto Alegre e veio para a Serra neste final de semana especialmente para o evento.
— Eu amo pizza, amo demais. Além disso, o espaço do evento está muito lindo e as comidas incríveis. Vamos aproveitar durante a tarde toda — disse Cláudia, que já dançava ao som da banda Reverendo Jones, que animava os participantes.
Já Elizangela Nowak percorreu cerca de 230 quilômetros, vinda do município de Não-Me-Toque, para aproveitar o sábado e degustar os sabores da Oktoberpizza. Ele veio com a filha Larissa, de 13 anos.
— Ano passado nós já viemos visitar o Festiqueijo e adoramos. Agora, viemos de novo para a Oktoberpizza, que é uma novidade pra gente, e estamos amando — revela Elizangela.