Caxias do Sul está próxima de finalmente receber o primeiro espaço para ciclistas em ruas da área central. Com projeto já finalizado, o município recebeu cerca de R$ 1 milhão em emendas parlamentares para criar uma rota cicloviária ligando o Parque Cinquentenário à Praça Monteiro Lobato, na Rua Plácido de Castro, ao lado da Maesa.
A implantação de ciclovias e ciclofaixas que sirvam não apenas para o lazer, mas como modal de transporte não motorizado, é uma demanda antiga da população caxiense, especialmente dos adeptos da bicicleta. Enquanto diversas cidades do país, incluindo capitais, já contam com trajetos destinados aos ciclistas, em Caxias esse tipo de investimento ainda é incipiente.
A ligação entre os parques, inclusive, foi a primeira proposta a ser elaborada no município. O trajeto sairá do Parque Cinquentenário e seguirá pela Rua Cremona até a Praça do Trem e a Praça das Feiras. A sequência se dará pelas ruas Augusto Pestana, Marechal Floriano e Antônio Prado, onde irá se unir à ciclovia do Parque dos Macaquinhos. A partir daí, o trajeto seguirá pelas ruas Alfredo Chaves, Carlos Giesen, Pedro Tomasi e Plácido de Castro, até a Praça Monteiro Lobato. Parte do trajeto será de ciclovias, com separação física de outras faixas de tráfego, e parte será de ciclofaixas, que são delimitadas por meio de sinalização.
O projeto recebeu a licença ambiental de instalação em julho, e, na semana passada, foi remetido à Caixa Econômica Federal. Como os recursos têm origem em emendas parlamentares, o banco estatal precisa analisar e aprovar os projetos, o que ainda não tem prazo. Durante a verificação, também é possível que haja pedido de ajustes. Assim que a Caixa der o aval para a obra, o município precisará encaminhar a licitação para contratar a empresa responsável pela execução.
A rota interligando os parques está prevista no plano cicloviário do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob), mas começou a ser pensada ainda antes do início dos estudos. Porém, como o Planmob estava em elaboração e avaliaria o potencial de implantação na cidade como um todo, o município optou por aguardar o resultado do mapeamento.
A estimativa do plano é de que sejam necessários cerca de R$ 46,17 milhões para implantar 127 quilômetros de ciclovias previstas para o município a longo prazo.