A vistoria na balsa na localidade de Santa Bárbara, entre Santa Tereza e São Valentim, que estava prevista para esta terça-feira (6), não vai mais ocorrer por problemas burocráticos. De acordo com a Secretaria de Logística e Transporte do Estado (Selt), o serviço deve ser feito na quinta-feira (8) e a liberação para o retorno das atividades está prevista para a sexta-feira (9). A intenção inicial era de que a estrutura voltasse a operar ainda no final de julho.
Segundo a Selt, por se tratar de uma balsa nova — a antiga, e que foi utilizada até a cheia de maio do Rio Taquari, era usada — o procedimento de inscrição para vistoria na Marinha do Brasil é diferente. A Capitania de Porto Alegre se prontificou a agilizar os processos, mas a vistoria só poderá ser executada após o registro concluído.
Na quarta-feira (7), a empresa que opera o serviço em Santa Bárbara deverá comparecer na Capitania de Porto Alegre para assinar a documentação e protocolar a requisição para vistoria.
A nova balsa tem 24 metros de comprimento por 9 metros de largura, com 216 metros quadrados de área. A estrutura anterior transportava até 30 veículos e a nova terá capacidade de até 15 veículos leves. O reinício com a embarcação menor foi autorizado temporariamente até ser possível o restabelecimento integral das operações. Novos módulos estão sendo produzidos e serão acoplados à nova balsa, ampliando suas dimensões, permitindo o transporte de mais veículos.
Uma embarcação começou a operar em janeiro, depois de a cheia de setembro de 2023 ter derrubado a ponte da RS-431 que existia no ponto. Com a enchente de maio, a balsa se desprendeu do atracadouro e foi arrastada pelo rio, passando pelas cidades de Muçum, Roca Sales, Encantado e Arroio do Meio. A estrutura parou somente quando bateu na ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela. Não havia pessoas na embarcação, mas carros estavam sobre ela.
Nova ponte da RS-431
A ponte original entre Bento Gonçalves e São Valentim do Sul, no km 22 da RS-431, foi destruída pela enchente do Rio Taquari em setembro de 2023. Em julho, a empresa Vereda Engenharia Ltda, de Belo Horizonte em Minas Gerais, venceu a licitação para a construção da nova estrutura. A documentação da empresa está na área técnica do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para análise dos requisitos de habilitação técnica.
Posteriormente, o contrato será assinado. A obra está estimada em R$ 31,3 milhões, sendo R$ 24,4 milhões do governo federal e R$ 6,9 milhões do governo do Estado, e deve começar ainda neste ano.