Pelo segundo dia consecutivo, Vacaria registrou a menor temperatura no amanhecer no Rio Grande do Sul. Na medição feita entre as 5h e às 6h desta terça-feira (13) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e compiladas pela Climatempo, os termômetros registraram - 1,8ºC na cidade dos Campos de Cima da Serra, com sensação térmica de - 4,9ºC. Na medição das 7h, as temperaturas marcaram -3,2ºC em Vacaria. As máximas não devem superar os 15ºC no município.
Mas o amanhecer também foi gelado em pontos distintos da Serra e, ao menos duas cidades da região tiveram marcas negativas no amanhecer. Serafina Corrêa e Cambará do Sul registram -1,7ºC na mesma medição das 5h. Na medida das 7h, as marcas foram de -2,2ºC e -1,8ºC, respectivamente. No entanto, no município dos Campos de Cima da Serra a sensação térmica foi de -4,3ºC.
Na medição das 7h, Canela, na Região das Hortênsias, marcou 1ºC, assim como Bento Gonçalves.
São José dos Ausentes, que é conhecida como uma das cidades mais frias do Rio Grande do Sul, não apareceu na medição pela estação não estar funcionado, assim como Caxias do Sul, em que os dados são coletados três vezes por dia.
Só que, apesar de a segunda e a terça-feira serem marcadas pelas temperaturas baixas, a previsão para os próximos dias é de clima seco, com elevação nas temperaturas na maioria das cidades da Serra. Segundo a meteorologista da Climatempo, Patrícia Cassoli, a massa de ar polar que atua sobre o RS vai começar a se afastar a partir de quinta-feira e as temperaturas voltam a subir de forma gradual. Assim, as máximas podem chegar aos 26°C em Caxias na sexta-feira (16).
Máximas na terça-feira
Vacaria: as temperaturas não devem passar de 15ºC;
Cambará do Sul: as temperaturas não devem passar de 14ºC;
Serafina Corrêa: as temperaturas não devem passar de 15ºC;
Caxias do Sul: as temperaturas não devem passar de 10ºC;
Canela: as temperaturas não devem passar de 16ºC.